Mais uma tentativa de acabar com a greve dos bancários por via judicial foi barrada pela Justiça do Trabalho. Pedido de liminar para retomada imediata do atendimento nos bancos na Região Metropolitana de Curitiba, pela Associação Comercial do Paraná (ACP), foi considerado improcedente pela 11.ª Vara do Trabalho. O movimento completou 20 dias, com 364 agências fechadas na capital paranaense.

continua após a publicidade

A ação movida pela ACP pede que o atendimento das necessidades básicas da população seja restabelecido, com reabertura de pelo menos 30% das agências. A entidade alega que a greve vem prejudicando toda a rede comercial, industrial e de serviços, “atingindo fortemente a economia e o serviço público”.

O pedido de liminar, porém, foi negado pelo juiz do trabalho Valdecir Edson Fossatti. “Tenho que incabível a liminar pleiteada, mesmo porque não seria o deferimento da liminar postulada que resolveria o conflito para toda a sociedade, mas tão somente para diminuta parcela de interessados”, afirma o juiz em seu despacho.

Assembleia

A greve dos bancários é um movimento nacional e já atinge mais de 11 mil agências em todo o País. No Paraná, 1.197 estabelecimentos estão com as portas fechadas, segundo balanço divulgado pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

continua após a publicidade

Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 11,93%. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 7,1%. Nova assembleia da categoria está marcada para as 17h de hoje. “Se não houver nenhum fato novo, será apenas para organização do movimento, sem caráter deliberativo. Continuamos esperando por nova proposta”, diz o secretário geral do sindicato, Antônio Luiz Fermino.