Campos e trilhas que antes serviram de passagem para os tropeiros – viajantes responsáveis pela formação de várias cidades -, agora dão lugar a um projeto que promete divulgar Balsa Nova dentro do setor turístico brasileiro. Idealizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a iniciativa privada, o Projeto Turístico de Balsa Nova, quer explorar duas vertentes, o turismo rural e o de aventura, e com isso dobrar o número de visitantes na região, que hoje chega a cinco mil pessoas por mês.
O projeto, segundo conta o prefeito Osvaldo Vanderlei Costa, surgiu como uma alternativa para o município, que tem dificuldades para o desenvolvimento de atividades de agricultura e pecuária em função da região ser acidentada e de solo arenoso. Costa acrescenta que a cultura da população, marcada pelo tradicionalismo, e as inúmeras belezas naturais, “são as principais fontes que começam a ser exploradas nesse grande projeto que vai impulsionar o município”.
Focando o turismo rural, o projeto “Rota dos Tropeiros” envolve dezesseis municípios – desde Rio Negro até Sengés -, a tem Balsa Nova como um dos principais pontos turísticos. Famoso pela realização, há mais de trinta anos, do Rodeio Crioulo de São Luiz do Purunã, o município conta hoje com seis pousadas que oferecem desde cavalgadas, excelentes hospedagens e gastronomia típica.
O turismo de aventura está inserido no roteiro “Caminhos de Balsa Nova”. Desenvolvido em parceria com a Companhia de Cimentos Itambé, o projeto visa promover o desenvolvimento de atividades de aventura e esporte radical em contato com a natureza. De acordo com o superintendente da Itambé, Paulo Procopiak Aguiar, o investimento da empresa nesse projeto é para contribuir para o desenvolvimento sustentável do município, “e por acreditar no potencial de Balsa Nova, cujo meio estamos inseridos, queremos cada vez mais contribuir para a qualidade de vida de sua comunidade”.
Dentro do projeto de turismo de aventura, a Itambé apoiou o lançamento de um guia que traz todas as informações turísticas do município, catalogando todas as espécies da fauna e flora, assim como as belezas naturais como o Rio dos Papagaios, cachoeiras do Alemão e do Bugre, Canyon Amola Faca e Ponte dos Arcos. O guia traz também os melhores lugares para a prática de esportes como mountain bike, trekking, rafting e escalada.
Inauguração
O projeto turístico de Balsa Nova foi lançado no último final de semana, com a realização de diversas atividades. A inauguração do Portal de São Luiz do Purunã deu início da programação, que seguiu com o lançamento da primeira Cavalovia do Brasil, e entrega da Casa da Cultura, que abriu com a exposição de quadros da artista plástica Ione Kulig. Também fizeram parte das atividades provas eqüestres e a realização da Itambé Extremaventura 2002, que foi válida pela nona etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura.