Na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, parte dos balões apreendidos. |
Os meses de junho e julho, e agora a Copa do Mundo, são a época de maior incidência de balões nos céus da cidade, segundo informação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Dados do Corpo de Bombeiros indicam que, somente neste ano, já foram registrados 10 incêndios em Curitiba causados por balões, sendo quatro na última semana.
Por isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está orientando a comunidade para que qualquer prática ligada com este artefato seja comunicada às instituições ambientais para evitar riscos de incêndio.
“De acordo com o Artigo 42 da Lei 9605/98, de Crimes Ambientais, fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime contra a flora. Quem for pego em qualquer destas atividades pode sofrer detenção de um a três anos ou multa, que varia entre R$ 1 mil a R$ 10 mil por balão”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Ibson Campos.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente pode receber denúncias pelo telefone 156 e também pode aplicar a multa. O diretor de Pesquisa e Monitoramento da Secretaria, Édison Reva, esclarece que o alerta é feito com o objetivo de preservar as reservas ambientais e, principalmente, a segurança dos cidadãos.
De acordo com o superintendente da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Celso Gomes Ribeiro, as pessoas ainda não têm o costume de denunciar a prática de atividades relacionadas a balões. Segundo ele, neste ano, a delegacia recebeu apenas cinco denúncias. “Em 2001, registramos seis inquéritos policiais por flagrante em Curitiba e Região Metropolitana”, informa. Ribeiro ainda explica que cada flagrante pode evitar outros 10 casos, já que a atividade costuma concentrar um grupo de pessoas, possibilitando a identificação de outros componentes.
Ele conta que os balões maiores geralmente são soltos em regiões afastadas do centro da cidade, especialmente na Região Metropolitana. “O problema é que eles soltam longe da cidade, mas os balões podem cair dentro da área urbana”, pondera. Balões também são risco para as aeronaves. A colisão de um balão de 20 quilos com um avião a 150 nós, velocidade média empreendida por aviões a jato na aproximação para pouso corresponde a um impacto de 4,05 toneladas.
Serviço: Denúncias sobre balões podem ser feitas para os números 156 (Prefeitura de Curitiba), 190 (Polícia Militar) e 356-7047 (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente).