Um balão de aproximadamente 12 metros de comprimento caiu em uma rede de fios de alta tensão na manhã desta quarta-feira (30), na BR-277, divisa de Curitiba com Campo Largo, região metropolitana da capital. Apesar de já estar com a tocha apagada, o balão ficou preso entre os fios, gerando risco de curto-circuito.
Uma equipe da Companhia Paranaense de Energia (Copel) está no local para fazer a retirada do balão e a Força Verde, da Polícia Militar do Paraná (PM) acompanha os trabalhos. A rede alimenta todo o bairro de Bateias, em Campo Largo.
De acordo com policiais da Força Verde, apesar desta época não ser a mais comum para a soltura de balões, as condições climáticas – com bastante vento – são propícias para a prática.
O ato de soltar balões é tipificada como crime na Lei de Crimes Ambientais, sendo que o infrator está sujeito a pena de um a três anos de detenção, além de multa de até R$ 5.593,99 por balão apreendido. No Paraná, denúncias podem ser feitas para a Força Verde, pelo telefone 0800 643 0304.
Com informações da repórter Joyce Carvalho.