Bala de Banana é uma delícia que rompe fronteiras

Localizada logo na entrada do município, a fábrica de balas de banana Antonina é umas das maiores do Brasil e responsável por produzir uma dos produtos mais tradicionais do litoral paranaense. O negócio, que começou com uma atividade complementar à extração de palmito, realizada pela família Sotter Correia antes dos doces, cresceu e hoje é referência na produção da iguaria.

Prestes a completar 33 anos de atividade, a indústria fundada pela família Sotter Correia chega a produzir cerca de 10 toneladas de balas por mês. “Cerca de 90% da nossa produção é para atender Curitiba e a Região Metropolitana e o restante abastece todo o litoral”, afirma Rafaela Correia, que, ao lado do irmão João Sotter Correia Neto, administra a fábrica após a morte do pai e fundador do negócio, José Carlos Correia, há pouco mais de quatro meses. “Estamos numa fase de transição, mas o nosso foco é manter como está toda a produção, mas talvez a médio prazo lançar novos produtos e começar a vender para outros estados também”, afirma Rafaela.

Mesmo produzindo exclusivamente para o mercado paranaense, Rafaela revela que há muita procura de clientes de outros estados. “Geralmente são turistas que vieram conhecer nosso litoral e acabaram provando a bala. Então entram em contato com a gente e acabamos enviando as balas”, conta.

Receita de família

Em relação ao método de produção da famosa bala de banana, Rafaela é contundente e afirma que o produto tem a mesma receita desde que começou a ser fabricado. “A receita é um segredo de família, mas mantemos tudo como sempre, ainda utilizamos as máquinas antigas, o tipo da banana e até os funcionários. Boa parte deles está conosco desde o início”, conta.

Segundo a empresária, a fábrica tem demanda para o ano inteiro, mas durante o verão a procura é maior. “Aqui em Antonina temos mais fluxo de turistas, então o pessoal vem bastante pra comprar direto na fábrica. Além disso, estamos no auge da safra da banana, então produzimos mais”, diz.

Gerson Klaina
Maquinário artesanal confere um charme especial ao produto.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna