O município de Paranaguá terá 100% dos seus esgotos domésticos tratados até 2015. A informação foi dada na manhã desta terça-feira (20), pelo prefeito José Baka Filho, em reunião na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) com as lideranças populares, autoridades municipais, vereadores e entidades.
O prefeito e diretores da Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá (Cagepar) e da CAB Águas de Paranaguá assinaram aditivo do contrato de subconcessão dos serviços de água e esgotamento sanitário que estende o prazo de duração até 2045, mas que adianta os investimentos em coleta e tratamento de esgoto de modo que, até 2015, todos os moradores da área urbana de Paranaguá tenham seus efluentes tratados.
“Estenderemos esses serviços aos mais carentes oferecendo uma tarifa social, que caiba dentro do orçamento das sete mil famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família”, afirmou o prefeito.
Pelo novo contrato, a CAB Águas de Paranaguá assume a operação do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da Ilha do Mel e do distrito de Alexandra. Além disso, vai construir nos próximos três anos mais estações de tratamento e elevatórias de esgoto que vão atender mais de 40 mil moradores. “Investiremos R$ 100 milhões na expansão da rede e nas estações para que em 2015 o tratamento de esgoto esteja universalizado em Paranaguá”, diz Mário Müller, diretor geral da CAB Águas de Paranaguá.