A se confirmar a previsão do tempo feita pelo Instituto Tecnológico Simepar, cidades da região sudoeste, como Palmas e Guarapuava, devem amanhecer com uma leve camada de gelo no solo. Para essas localidades, estava prevista geada na madrugada, como conseqüência das baixas temperaturas previstas. Para Palmas, a previsão é de 5 graus centígrados. A madrugada de ontem já foi de muito frio em parte das regiões Sudoeste e Sul do Estado.
Segundo o meteorologista Samuel Braun, a queda da temperatura se deu devido à passagem de uma massa de ar frio de origem polar, que veio do Rio Grande do Sul e deve ir para o oceano amanhã. "A tendência é que as manhãs sejam de baixas temperaturas, com elevação ao longo do dia". Em Curitiba, a temperatura média para hoje e amanhã fica em torno dos 10 graus.
Porém o calor de outono não vai perdurar. Uma frente fria deve chegar do Rio Grande no Sul no final da semana, possivelmente provocando precipitações e instabilidade durante o feriado de Tiradentes. "Ainda é cedo para assegurar, mas há essa tendência", explicou Braun.
Mar
A instabilidade do tempo se estende para o mar, provocando alerta no litoral paranaense. A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou ontem as defesas civis do Paraná, do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de São Paulo sobre a possibilidade da ocorrência de mar agitado no litoral desses Estados. A previsão apontava para ondas de até quatro metros, o que tornou contra-indicado o tráfego de pequenas e médias embarcações.