Susto

Avião faz pouso forçado no Zoológico de Curitiba

Um avião de pequeno porte, com capacidade para quatro pessoas, fez um pouso forçado numa área descampada do Zoológico de Curitiba, por volta de 16h de ontem.

Apesar do susto, piloto e o copiloto não sofreram ferimentos e foram liberados no local. A aeronave ficou no local durante a noite e deverá passar por uma perícia na manhã de hoje. Em seguida, sob os cuidados da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave será desmontada e retirada do local.

O avião Bonanza A35 partiu de um aeroporto particular em Londrina e tinha como destino o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Segundo o co-piloto, pouco antes de se preparar para o pouso, o motor teve uma pane e parou de funcionar. “Fomos planando e por sorte encontramos essa área aberta para fazer o pouso forçado”, contou.

Depois de tocar o solo, o avião se arrastou por mais de 50 metros, e antes de parar deu um giro de 180 graus. A área do pouso fica entre a área de ocupação irregular do Pantanal e as cavas do zoológico.

Marlene Ribas, moradora da região, disse que não prestou atenção quando o avião estava caindo, pois a casa dela fica na rota dos aviões que pousam no Aeroporto Afonso Pena. “A todo instante passa um avião, isso nem chama a atenção da gente mais. Fiquei sabendo pela rádio e vim correndo para ver”, contou.

O tenente Daniel Lorenzetto, do Corpo de Bombeiros, disse que o que chamou a atenção foi a habilidade do piloto. “A história poderia ser bem diferente se ele não tivesse habilidade para planar e encontrar essa área”, disse. O avião é de fabricação americana e está registrado numa empresa na Califórnia.