Passageiros do vôo 1833 da Gol Linhas Aéreas levaram um susto, na manhã de ontem. Quando se preparava para aterrissar no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a aeronave, que havia saído de Londrina por volta das 6h, colidiu com um pequeno pássaro.

continua após a publicidade

A Gol informou que a aterrissagem e o desembarque dos 104 passageiros a bordo transcorreram normalmente e não houve feridos. De acordo com a companhia, a aeronave, que faria apenas uma escala no Aeroporto Internacional de Curitiba antes de seguir para Porto Alegre (RS), precisou passar por uma manutenção depois do incidente.

Segundo a Gol, 17 seguiram para Porto Alegre às 7h50 em outro avião. Os demais passageiros em conexão para outros destinos foram acomodados em voos da companhia.

Tecnicamente chamado de Bird strike, o número de casos de colisões envolvendo aeronaves e pássaros é comum no País. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), entre 2006 e 2008 foram registradas 1.321 colisões com pássaros no Brasil.

continua após a publicidade

A assessoria de imprensa da Infraero informou que o incidente não afetou a operacionalidade do aeroporto, que funcionou normalmente. Como medida preventiva, a Infraero tem providenciado o corte do gramado e a manutenção da vegetação no entorno do aeroporto, de modo a evitar que espécies de pássaros se fixem no local.

Bacacheri

continua após a publicidade

Com o objetivo de reduzir riscos de acidentes com animais, principalmente aves, nos procedimentos de pouso e decolagem, a Infraero desenvolve planos de manejo e pesquisa de fauna nos aeroportos. Um dos planos de manejo de avifauna já está em fase de implantação no Aeroporto do Bacacheri, também em Curitiba.

O plano, autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), prevê desde o controle e monitoramento da vegetação a experimentos como a utilização de teias de fios de nylon, que já foram colocadas próximas ao solo para afugentar as aves.

Outra inovação desenvolvida no Bacacheri foi a utilização de pequenos espelhos, que fazem com que os pássaros fiquem confusos e busquem outros locais longe do sítio aeroportuário.