Um avião monomotor, modelo Ipanema (PT-UKS), caiu na manhã de ontem, por volta das 10h50, numa plantação de soja na Fazenda Nova Santa Cruz, em Guaragi, aproximadamente seis quilômetros do Aeroporto Santana, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto Júlio Cesar Lima Benitz, 30 anos, ficou gravemente ferido. Ele quebrou um braço, quatro dentes e ainda machucou o tornozelo.
Ele foi encaminhado pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) ao Hospital Vicentino, em Ponta Grossa, onde passou por uma cirurgia e não corre risco de perder a vida.
Segundo informações do 2.º Grupamento do Corpo de Bombeiros da cidade, Benitz estava sozinho no avião e sobrevoava a fazenda que fica na PR-151, que liga o município de Palmeira à Ponta Grossa.
“Moradores da proximidade do acidente nos falaram na hora do atendimento que o piloto era aluno de um curso para pulverização agrícola, mas não sabemos isso com certeza, pois no momento ele não soube nos falar”, relata a aspirante do Corpo de Bombeiros em Ponta Grossa, Gisele Martins Machado. “Também não sabemos o que pode ter ocasionado a queda do avião, mas acreditamos que ele tentou fazer um pouso forçado na região”, explica.
No momento do acidente, o tempo estava limpo em Ponta Grossa. O velocímetro do avião marcava 110 milhas por hora o equivalente a 176 km/h e é possível que ele estivesse fazendo um pouso forçado.
De acordo com o Comando da Aeronáutica, do Ministério da Defesa, técnicos e peritos da quinta seção do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), em Canoas, no Rio Grande do Sul, já haviam sido enviados ontem ao local para apurar as causas do acidente.
Ainda não há previsão de divulgação do resultado, mas, por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão informou que a análise pode demorar, pois é feita em caráter de prevenção, ou seja, para que a possível falha não atinja novamente outras aeronaves.