O professor de caratê Clayton Vicentini, 33 anos, vai percorrer o Rio Iguaçu em uma canoa canadense, no trecho que vai desde o município Fazenda Rio Grande até a cidade de Foz do Iguaçu, um trecho que tem aproximadamente 700 quilômetros em linha reta.

Durante a viagem, que começa nesta quinta-feira pela manhã, Vicentini pretende fazer um levantamento sobre a situação do rio e questionar as ações feitas em prol da sua preservação.

Clayton não é canoista profissional, mas conta que desde criança costumava enfrentar as águas do Rio Paraná com uma canoa improvisada. Foi naquela época que surgiu a vontade de descer aquele rio onde passou a infância. Ele realizou o sonho em 2001. Agora, ele se prepara para descer o Iguaçu.

Vicentini não fez um levantamento dos pontos mais perigosos, mas diz que vai tomar cuidado com as corredeiras e cachoeiras. ?Vou avaliar. Se der, desço de canoa, caso contrário saio do rio?, diz. Outro problema vai ser passar pelas cinco barragens das usinas de energia elétrica que existem pelo caminho. ?Vou precisar da ajuda das pessoas para tirar a canoa da água e também de um carro para transportá-lo para o outro lado?, explica. Ele não conta com apoio de uma equipe de terra para levar os equipamentos necessários, os alimentos e também prestar socorro. Explica que o ideal seria ter o apoio, pois são muitas as dificuldades. Ele lembra que enfrentou uma tempestade no Rio Paraná e machucou o ombro. ?Fiquei com medo. Tive dificuldades para sair da água. Mas vou assim mesmo?, conta. Quanto a alimentação, ele vai viver à base de sopas e barras de cereal, mas quando for possível, sairá do rio para procurar um restaurante. Para dormir, ele está levando uma barraca.

Pelo caminho, Vicentini pretende visitar as prefeituras das cidades e as rádios, a fim de contar como está a situação do rio. ?Vou denunciar e cobrar ações?, fala. Ele pretende fotografar e também gravar o depoimento dos moradores ribeirinhos, mas ainda não tem os equipamentos necessários. ?Gostaria de obter apoio. Se não der, fotografo com a minha câmera simples?, diz. Ele pretende terminar a viagem daqui a 35 dias, viajando 8 horas por dia. Embora saiba que o prazo pode ser maior, pois também vai depender de tempo bom para terminar o percurso. O Rio Iguaçu tem 1.100 quilômetros de extensão e Vicentini deve percorrer mil quilômetros. Na aventura os gastos podem chegar a R$ 3,5 mil.

continua após a publicidade

continua após a publicidade