Quanto vale a realização de um sonho? Para o curitibano Adilson de Andrade Ganzert, de 28 anos, a realização pessoal pode lhe custar “apenas” o esforço físico e, talvez, alguns calos e outras lesões similares de uma longa caminhada.
Para fazer os testes de seleção da Legião Estrangeira, Ganzert pretende percorrer cerca de cinco mil quilômetros de bicicleta, num percurso de Curitiba até o Oiapoque, no extremo norte do País.
A aventura de Ganzert pelas estradas começou já nesta madrugada. Segundo ele, que trabalha como vigilante, a ideia é entrar em forma para ser aprovado nos testes físicos da Legião e aproveitar para conhecer a Amazônia.
“Quero aproveitar para conhecer o quartel do 3.º Regimento Estrangeiro que fica na Guiana Francesa”, afirma. A previsão do vigilante é chegar ao Oiapoque em 45 dias. Para chegar lá, além de uma preparação física e psicológica, Ganzert reforçou a estrutura da “magrela”. O curitibano parte com quase 80 quilos de suplementos e equipamentos de acampamento.
Durante o trajeto, Ganzert vai passar as noites em uma pequena barraca sobre um isolante térmico. Ele também carregou as mochilas com suplementos alimentares.
São mais de 500 barras de cereal, carboidrato em gel e aminoácido em cápsulas. Os testes físico, psicotécnico, médico e de motivação de seleção da Legião Estrangeira, para os quais Ganzert se prepara, são realizados na França.