A Avenida Sete de Setembro está em obras para se transformar na primeira via calma de Curitiba. Após as obras, a velocidade máxima permitida para carros e motos será de 30 km/h e será implantada uma faixa de circulação exclusiva para ciclistas. As bicicletas passarão a circular exclusivamente pelo lado direito da via, sobre área demarcada em linha tracejada.
Uma extensão de 2,8 km da avenida, entre a Rua Mariano Torres e a Praça do Japão, está em reforma, para colocação de novo asfalto, além de melhorias nas calçadas. As obras também abrangem o entorno do estádio Arena da Baixada, que irá receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba.
Além de sinalização horizontal e vertical, haverá a instalação de travessias elevadas que obrigam os veículos a reduzir a velocidade. Os ônibus permanecerão circulando nas canaletas exclusivas.
Segundo a prefeitura de Curitiba, estão sendo investidos R$ 2,3 milhões para revitalizar a Sete de Setembro, uma das principais vias da cidade, que funciona como um corredor do ônibus expresso, do eixo Norte-Sul. A previsão de entrega é para o final de maio.
As pistas laterais, destinadas aos automóveis, e a canaleta central estão recebendo fresagem e recapeamento do asfalto. O calçamento também está sendo revitalizado, entre a Rua Lamenha Lins e a Praça do Japão. A faixa principal é composta de placas e concreto e outra, mais externa, de petit-pavê .
“Estas obras tem o objetivo de preparar a cidade para receber os turistas e torcedores e facilitar o acesso ao estádio durante a Copa. O mais importante é que elas ficarão para a população”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse.
Outras vias que dão acesso ao estádio passam por revitalização: a Avenida Getúlio Vargas, e as ruas Coronel Dulcídio, Ângelo Sampaio, Brasílio Itiberê e Brigadeiro Franco, Dr. Pedro Augusto Menna Barreto Monclaro e Madre Maria dos Anjos.
