Um novo trecho da avenida Marechal Floriano Peixoto está sendo preparado para receber asfalto novo. A nova frente de trabalho, aberta na manhã desta quinta-feira (30), fica no trecho entre as ruas Aluízio Finzetto e Antonio Parolin, na pista para carros no sentido bairro/Centro.
Este trecho, no Prado Velho, ficará fechado para o trânsito diariamente das 8h30 às 17h30 até a conclusão dos trabalhos, prevista para dentro de duas semanas, ficando aberto ao tráfego nos horários de maior movimento, início da manhã e fim da tarde. Nos horários de bloqueio, o trânsito segue direto do viaduto pela Aluízio Finzetto que é uma via rápida do Prado Velho de acesso ao Centro.
Nesta quinta-feira, as equipes iniciaram o trabalho de drenagem, que será seguido pela retirada do asfalto velho para implantação do asfalto novo. Em longos trechos da avenida os motoristas já trafegam por pistas que acabaram de ser asfaltadas e os ônibus, na maior parte, trafegam pelas canaletas novas, pavimentadas em concreto.
A Marechal Floriano Peixoto é uma das mais importantes e mais antigas avenidas de Curitiba, implantada, segundo registros históricos, na primeira metade dos anos 1.800. Apesar do tráfego intenso e de ser a principal ligação entre os bairros Hauer e Boqueirão e o Centro, ela está sendo reformada sem bloqueio total do trânsito. Os bloqueios, como o que foi iniciado nesta quinta-feira, são pontuais e feitos em trechos pequenos para reduzir o impacto no trânsito.
Em toda a extensão da obra – cinco quilômetros entre o viaduto e o Centro – só existem atualmente dois bloqueios na avenida Marechal Floriano, a uma distância de cerca de quatro quilômetros entre um e outro. O do trecho entre a Aluízio Finzetto e Antonio Parolin, no Prado Velho, e o trecho entre as ruas André de Barros e Pedro Ivo, no Centro.
Na reforma da Marechal já foram feitos 5,7 quilômetros de calçadas, dois quilômetros de asfalto novo; 2,8 quilômetros de pavimento restaurado e pronto para receber uma última camada de asfalto e cerca de quatro quilômetros de canaletas em concreto. Quando pronta, a Marechal Floriano vai funcionar como uma extensão da Linha Verde em direção ao Centro, por onde vão passar três novas linhas de ônibus, a primeira delas, a Pinheirinho/Centro.
Quando a segunda etapa da Linha Verde estiver concluída, será implantada a linha Atuba/Centro e, quando toda a extensão da Marechal estiver pronta, do Centro ao Boqueirão, será implantada a linha direta Ligeirão, que reduzirá quase à metade o tempo de viagem entre o terminal Boqueirão e a praça Carlos Gomes.
Esta é a maior reforma da Marechal Floriano desde a implantação do sistema de canaletas, na década de 70, quando Curitiba tinha em torno de 500 mil habitantes. A obra, entre o viaduto e a praça Carlos Gomes, prevê implantação de novo sistema de drenagem, pavimentação, calçadas, iluminação, sinalização e semáforos, além de alargamento e concretagem das canaletas e reforma de estações-tubo.
As obras de adequação da Marechal Floriano para receber os novos ônibus do sistema Expresso incluem ainda a reforma da rua Lourenço Pinto, em toda a sua extensão, e do trecho da Sete de Setembro e da Pedro Ivo, entre Marechal e Lourenço Pinto.