Avaliações de ano-novo podem levar à depressão

Quando o fim do ano passa as pessoas aproveitam para fazer um balanço da vida, dos projetos e conquistas. O momento que deveria ser de alegria e de realização, porém, acaba trazendo uma série de descontentamentos que, por vezes, acabam abrindo a porta para várias doenças, como a depressão. Isso acontece porque boa parte dos planos e sonhos não foram concretizados no ano anterior.  

Segundo o psicólogo e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia, Tonio Dorrenbach Luna, a situação poderia ser evitada se as pessoas tivessem o costume de reavaliar os projetos durante o transcorrer do ano e fossem fazendo as modificações necessárias.

Luna diz que nesta época do ano chega a aumentar em até 30% o número de pacientes que atende em seu consultório. A maioria carrega insatisfações porque o ano acabou e os planos feitos não tiveram um final feliz. Para que isso não aconteça, ele aconselha as pessoas a não deixar para pensar em seus projetos nesta época. Os objetivos devem ser reavaliados constantemente e modificados para que realmente aconteçam. Mas se mesmo assim o sonho não foi realizado, o psicólogo diz que as pessoas devem olhar para as coisas boas que já conquistaram. Não perder tempo sofrendo e ir em busca de uma solução.

O Ph.D. em gerenciamento de projetos empresariais e pessoais, Sílvio Aurélio de Castro Wille, segue a mesma linha de pensamento e lançou no mês passado o livro Meu projeto pessoal – Um guia para a realização dos seus sonhos. Segundo Wille, a obra pode ser encarada como uma espécie de caixinha de ferramentas que vai ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos. Ele explica que para que as coisas aconteçam é necessário organização e o livro traz vários conceitos de administração que podem e devem ser aplicados à vida pessoal.

Foto: Ciciro Back/O Estado

Wille: antes pensar no próximo sonho, é necessário reflexão.

Segundo o autor, antes de começar a pensar no próximo sonho é necessário fazer uma reflexão. Pensar nos que já deram certo e nos próprios pontos fortes que o ajudaram na conquista. Isso vai dar mais ânimo para colocar novos projetos em prática. É importante lembrar, também, que a ajuda dos outros é fundamental durante todo o caminho e ainda verificar se existe equilíbrio na vida pessoal, profissional e social. Os sonhos devem ir ao encontro  desses itens.

Os projetos também devem trazer algum sentido para a vida, por isso, outro passo é fazer uma reflexão sobre os próprios valores. Só depois disso é que o sonho ou a meta a ser cumprida deve ser determinada. ?É preciso sonhar com os olhos bem abertos, não com coisas impossíveis?, completa.

Depois de tudo isso, é hora de começar a trabalhar pelo sonho. A primeira coisa a ser feita é colocar num papel tudo o que deseja e a detalhar o projeto em tópicos. ?A partir do instante em que a pessoa escreve já está construindo o sonho. Se deixar só na cabeça, não se realiza. Nossa mente é fértil e navega para vários lados?, comenta. No projeto Férias no Nordeste, por exemplo, o primeiro item é definir como e onde passarão as férias, o segundo é pesquisar e contratar pacotes de viagem, o terceiro preparar a viagem, o quarto passar as férias no nordeste. Depois, encerrar o projeto com fotos e pagamentos.

Para quem ainda acha difícil porque não tem tempo nem dinheiro, o autor ensina a técnica de decompor o sonho em sonhos menores, acompanhados de um miniorçamento. Um exemplo prático são as grandes viagens que ele e os colegas da turma de Engenharia de 1975, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), costumam fazer – como a que fizeram pelos mares da Grécia – a cada cinco anos. Se eles fossem pagar a viagem de uma vez só, a despesa seria muito grande e muitos desistiriam. Mas o valor foi diluído em 60 parcelas e todos depositam mensalmente o dinheiro numa conta bancária conjunta. ?Sonho que se sonha junto também é mais fácil colocá-lo em prática. Quando um está desanimado encontra forças no outro?, comenta.

Para que as pessoas não fiquem angustiadas achando que vai demorar muito até que os planos se concretizem, Wille também diz que é preciso comemorar os sucessos parciais, assim que cada uma das etapas forem sendo cumpridas. Escolheu o lugar da viagem ou pagou a primeira parcela da casa, comemore. Para isso, não precisa muita coisa, até um cafezinho com os amigos. Quem quiser mais informações sobre o livro e o autor pode acessar o site www.meuprojetopessoal.com.br.

2007 servirá à reflexão, prevê numeróloga

Foto: João de Noronha/O Estado

Prohmann: futebol paranaense enfrentará dificuldades.

Como na cabala, a numerologia também diz que o momento é de reflexão sobre a vida no planeta. A numeróloga Edelar Prohmann explica que as previsões para 2007 são de final de um ciclo de nove anos. Toda a Terra estará sob a influência do número 9, o que significa que as pessoas devem fazer um balanço sobre o tempo que passou, conservando e ampliando o que valeu a pena e deixando para trás os erros. ?Limpando a casa?, resume. Tudo isso para que em 2008, ano número um, recomeço de um ciclo de nove anos, as pessoas estejam prontas para mudanças na política, tradições, possam adotar medidas que combatam a violência e promovam a fraternidade e usem os avanços tecnológicos com ética para o bem de todos.

Segundo ela, a humanidade está numa linha tênue entre as escolhas: ou continuamos adormecidos, sem a consciência da maneira como estamos conduzindo a vida no planeta, ou mudamos a ótica, percebendo com mais nitidez as leis de causa e efeito, ou mudamos agora ou a vida nos dará o troco.

Futebol

Edelar também fez previsões baseadas na pesquisa pitagórica para os três principais times do Estado. O Clube Atlético Paranaense, criado em 26/3/1924, tem como ano pessoal o 2. Ele precisará fazer parcerias, novas escolhas, aprender a ficar em segundo lugar, controlar a agressividade, equilibrando as energias que estarão com o mesmo peso em 2007. Estará com dificuldades em todos os setores, se não houver harmonia entre todos os componentes do time e dirigentes. Dificilmente terá sucesso, se não tomar as providências necessárias.

O Coritiba foi fundado em 12/10/1909 e estará sob a vibração do número quatro, precisando urgentemente de organização, disciplina e trabalho duro para colocar ordem na casa. Deverá ter cuidado na hora de fazer as contratações e estará sujeito à estafa, estresse, devendo procurar equilíbrio com atividades de lazer.

O Paraná Clube, fundado em 19/12/1989, também estará sob a influência do número quatro, devendo observar as mesmas orientações dadas ao Coritiba. O time que estará mais harmonizado com o ano nove será o Atlético, mas deverá levar a sério as orientações sobre o seu ano pessoal se quiser conquistar favores e vitórias.

Cabala prevê mudanças planetárias

Foto: Ciciro Back/O Estado

Klein: Lula tem coração bom e intenção de fazer um governo justo, mais forte
do que a corrupção.

O ano terminado não faz apenas as pessoas refletirem sobre o que já aconteceu, mas também as faz perguntarem: o que 2007 reserva para todos? A cabala e a numerologia não fornecem informações precisas, mas dão pistas do que poderá acontecer no próximo ano. Se você acredita – ou não – vale a pena conferir as previsões do cabalista Luiz Felipe Klein.

Klein faz previsões há 30 anos e diz que, segundo a cabala, algo precisa ser feito para melhorar a vida no planeta, se continuar assim, nos próximos 50 anos a humanidade vai pagar um preço muito alto. A chance para começar a mudar tudo isso pode vir em 2007.

Segundo a cabala, um ser jovem, de projeção internacional, que não tem consciência dos seus atos, vai ser humilhado neste ano. Tal humilhação vai fazer com que ele reflita, havendo um amadurecimento psíquico e espiritual. Paralelo a isso, existe uma vontade pública mundial que se mude a forma de administrar o planeta e haverá confiança de todos os governos para iniciar reformas, tanto na área ambiental, política e social. Uma das soluções propostas é não resolver as coisas pensando só no futuro, mas hoje, cada pequeno gesto, de cada um, já ajuda a melhorar o planeta.

Para o Brasil, as coisas não devem ir tão bem na política. A corrupção ainda deve continuar. Segundo a cabala, ainda há fatos que não foram revelados. Apesar de tantas investigações, existe ainda muita podridão escondida. De acordo com Klein, a cabala também revela que o presidente do Brasil tem um coração bom e intenção de fazer um governo justo, mais forte do que os problemas relacionados à corrupção investigados durante a sua administração.

Em 2007, o País vai receber uma ajuda internacional muito grande, seja para o povo nordestino ou projetos para proteger a Amazônia. O Brasil também vai ser visto como um exemplo a ser seguido pelos outros países, como a sede da transformação social que precisa ser iniciada no planeta.

A cabala diz ainda que o Brasil vai abandonar seu orgulho e assumir seus erros. No entanto, não haverá sucesso imediato nessa mudança, mas que abre caminho para um futuro melhor. O País também está perdendo espaço no exterior. Está cuidando muito do lado social interno e fechando a porta para investidores estrangeiros. Em 2007, o povo também vai começar a questionar a aplicação de todos os impostos pagos pela população.

No Paraná, a situação política também não deve ir muito bem. Segundo Klein, a cabala diz que existe uma força de retração no Estado. A cabeça do governante não aceita as coisas novas. Uma das maneiras das pessoas se defenderem é se unir através de sindicatos e associações de classe, fazendo manifestações de repúdio, por exemplo. O Porto de Paranaguá também aparece: precisa de reformas para que tenha mais competitividade.

Em relação aos empregos, a mesma previsão vale para o País e o Paraná. A situação vai continuar difícil para a mão-de- obra qualificada, mas não vai piorar. Haverá melhoras para cargos de baixos salários. Isso diminui a pressão social, mas penaliza as pessoas com boa qualificação. Muita gente vai deixar o País em busca de oportunidades.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo