Autorizada construção de unidades para menores

O governador Roberto Requião autorizou a construção imediata de quatro unidades de internação de adolescentes no interior do Estado, durante a reunião de ontem da Operação Mãos Limpas. As unidades para cumprimento de medidas socioeducativas pelos menores infratores serão construídas em Cascavel, Maringá, Guarapuava e Ponta Grossa e vão abrir 320 novas vagas.

Segundo o presidente do Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp), José Wilson de Souza, as novas unidades vão diminuir a superlotação na capital e permitir que os menores sejam acompanhados pela família. “Essa é uma questão importante para a recuperação dos adolescentes, pois a lei prevê a obrigatoriedade de visitas por parte dos pais e ou familiares”, acrescentou.

O governador também autorizou a contratação de pessoal para atendimento em quatro unidades de semiliberdade para menores infratores, localizadas no bairro Tarumã, em Curitiba. As casas estão prontas e abrem mais 36 vagas para os adolescentes na capital. “Vamos contratar cerca de 25 profissionais das áreas de psicologia, pedagogia e assistência social”, disse o presidente do Iasp.

Visitas

Requião solicitou ao comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel David Pancotti, e ao chefe da Casa Militar, capitão Anselmo José de Oliveira, para organizarem, junto com a juíza da Vara de Adolescência e Infratores de Curitiba, Maria Roseli Guiessmann, visitas periódicas e de surpresa às unidades de atendimento aos menores infratores, para verificar como estão funcionando. O próprio governador pretende participar de algumas das visitas.

A juíza, que participou da reunião desta segunda-feira, elogiou “o comprometimento do governador Requião com a questão do menor”. Além da ampliação do número de vagas e o acompanhamento permanente do funcionamento das unidades, Maria Roseli citou o programa de estágio remunerado, recém-lançado pelo governo do Estado, e que vai oferecer 700 vagas nos diversos órgãos públicos para adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo