Autorizada a construção de poços de água no Aqüífero Guarani

Com o objetivo de ampliar o sistema de abastecimento de água em Londrina, norte do Estado, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi autorizada ontem a iniciar as obras de construção dos poços de captação de água no Aqüífero Guarani, no Ribeirão Jacutinga. A obra está orçada em R$ 10 milhões, que serão provenientes dos governos federal e estadual.

Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, o aqüífero irá possibilitar o crescimento de 10% no atendimento da Sanepar em Londrina. “Atualmente, a cidade tem 81% da população com água e esgoto tratados. O aqüífero vai garantir que Londrina fique sem problemas de falta de água nos próximos cinco anos”, explica.

Para que a obtenção de água no aqüífero não traga qualquer dano ao meio ambiente, a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental mantém ações de monitoramento às autorizações para exploração na região. A quantidade de água dos aqüíferos pode ser bombeada com segurança ano após ano, dependendo da capacidade do reservatório natural.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna