]O quinto boletim da balneabilidade para o Litoral, Costa Oeste e Norte do Paraná divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apresentou um aumento no número de pontos próprios para banho, se comparado aos resultados da semana anterior.

continua após a publicidade

No Litoral, dos 49 locais monitorados semanalmente pelo órgão ambiental, 39 pontos encontram-se próprios para banho. Destes, 26 sinalizados com bandeiras azuis e 13 pontos sinalizados com bandeiras amarelas, os quais em condições climáticas normais são adequados para banho, mas durante e após chuvas intensas devem ser evitados.

Apenas dez pontos encontram-se impróprios para banho e serão sinalizados com bandeiras vermelhas.

O presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, lembrou que os veranistas e moradores podem contribuir com a qualidade da água das praias, alugando apenas imóveis que atendam às exigências de disposição de esgoto e ligando o esgoto da sua residência a rede da Sanepar.

continua após a publicidade

“A qualidade da água das nossas praias está diretamente relacionada à emissão de esgoto doméstico e ao carreamento do lixo, dejetos e matéria orgânica para o mar. Se governo, município e sociedade atuarem juntos neste sentido, teremos resultados cada vez melhores”, destacou Tarcísio.

Alterações

continua após a publicidade

Os locais monitorados no município de Matinhos apresentaram alterações positivas nesta análise. Na semana passada, eram 24 pontos próprios para banho na orla e nesta semana, o número de locais próprios subiu para 26. Os pontos impróprios também caíram de 11 para dez, neste boletim.

Em Matinhos, os pontos localizados na Praia Central, 130 metros à esquerda do Morro e na Praia Mansa, rua Céu Azul, tornaram-se próprios para banho (azul).

Ainda em Matinhos, outros dois pontos localizados no balneário Riviera – rua Toledo e rua Paranavaí – passaram de impróprios (bandeira vermelha) para próprios com restrição ( bandeira amarela). De acordo com o IAP, estes dois pontos sofrem grande influência do rio Matinhos, mas nas últimas semanas apresentaram resultados favoráveis.

Já o ponto monitorado no Mercado de Pescados de Matinhos tornou-se impróprio para banho. O IAP atribui o fato a influência do rio Matinhos que historicamente apresenta condições desfavoráveis.

Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final do mês de março, no endereço eletrônico www.iap.pr.gov.br. Os veranistas também podem obter informações em três centrais do IAP instaladas na orla de Guaratuba, no Morro do Cristo; em Matinhos, na rotatória central e em Pontal do Paraná, no balneário de Ipanema.

Costa Oeste e Região Norte

Na costa Oeste os resultados da balneabilidade também apresentaram melhoras, se comparado os resultados desta semana com a semana anterior. Todos os 16 locais monitorados nas praias artificiais do Lago de Itaipu encontram-se próprios para banho.

O ponto monitorado, na represa Capivara, localizado no terminal turístico municipal de Primeiro de Maio – região Norte – tornou-se IMPRÓRPIO para banho, devido à floração de Algas que podem ser tóxicas por contato primário e pela ingestão acidental da água.