A qualidade da água para banho nas praias e rios do Litoral paranaense está melhor a cada semana. Isto é o que aponta o sexto boletim da balneabilidade para o Litoral, Costa Oeste e Norte do Paraná divulgado nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

continua após a publicidade

Nesta última avaliação, dos 49 locais monitorados semanalmente pelo órgão ambiental no Litoral, 41 pontos encontram-se próprios para banho e apenas oito locais foram considerados impróprios e serão sinalizados com bandeiras vermelhas. São dois pontos próprios a mais do que na semana anterior, quando 39 locais foram indicados para a recreação.

Ao todo, 26 pontos serão sinalizados com bandeiras azuis e 15 pontos serão sinalizados com bandeiras amarelas. Estes, em condições climáticas normais são adequados para banho, mas durante e após chuvas intensas devem ser evitados.

“Os veranistas e moradores que procuram as praias do Paraná estão mais conscientes a cada ano. Nas centrais de atendimento do IAP, instaladas na orla, a procura por informações é constante. Além disso, o trabalho de fiscalização e orientação sobre a importância da correta ligação do esgoto também ajuda muito a reduzir a poluição das praias”, diz o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto.

continua após a publicidade

Alterações

Em relação à semana anterior, dois locais apresentaram melhoria nas condições de balneabilidade neste sexto boletim. São eles: o ponto localizado no Largo Lamenha Lins, no rio Nhundiaquara, em Morretes e o ponto localizado na praia das Caieiras, em Guaratuba, na rua Frederico Nascimento. Ambos estavam impróprios para banho e tornaram-se próprios em condições climáticas normais.

continua após a publicidade

Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final do mês de março, no endereço eletrônico www.iap.pr.gov.br. Os veranistas também podem obter informações em três centrais do IAP instaladas na orla de Guaratuba, no Morro do Cristo; em Matinhos, na rotatória central e em Pontal do Paraná, no balneário de Ipanema.

Costa Oeste e região Norte

Na costa Oeste todos os 16 locais monitorados nas praias artificiais do Lago de Itaipu encontram-se próprios para banho.

O ponto monitorado, na represa Capivara, localizado no terminal turístico municipal de Primeiro de Maio – região Norte – permanece IMPRÓRPIO para banho, devido aos altos índices de floração de Algas que podem ser tóxicas por contato primário e pela ingestão acidental da água.

Alerta

Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O

IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.