A quantidade de acidentes chama atenção no Contorno Norte (PR-418). Em 2011, houve aumentos de 20,9% na quantidade de ocorrências e de 37,5% nas mortes, na comparação com 2010. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a principal causa é o abuso dos motoristas, especialmente quanto às ultrapassagens proibidas, circulação no acostamento e excesso de velocidade.

continua após a publicidade

Em 2012, entre janeiro e o final de fevereiro, foram registrados no Contorno Norte 23 acidentes, com 20 feridos e nenhum óbito. Em 2011, foram 133 acidentes, 11 mortes e 76 pessoas feridas – contra 110 acidentes, 8 mortes e 70 feridos em 2010.

Quem circula pelo Contorno Norte nota que a pista tem boas condições e está com a sinalização em dia. A PRE alerta que no ano passado foram instalados os chamados “olhos de gato” na divisão das pistas, para dificultar as ultrapassagens. Mesmo assim, os motoristas se arriscam em uma rodovia de mão dupla e que não permite a ultrapassagem na maior parte do trecho.

“Aqui dá muito acidente feio. Tem muito óbito, principalmente quando o acidente envolve moto e automóvel. O pior é na sexta, no sábado e no domingo. O problema é a imprudência”, alerta Deorli Braga, proprietário da empresa Guinchos Bragança, que atende a região. “Quando chove, aqui dá acidente direto. O pessoal também anda muito rápido”, ressalta o borracheiro João Pedro da Silva. O motorista João Antônio Cardoso de França também vê muitos condutores abusarem da velocidade. “Para rodar, é bom. Mas poderia duplicar aqui ou fazer mais uma pista em cada sentido”, afirma.

continua após a publicidade