A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), divulgada nesta sexta-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, de 2007 para 2008, a taxa total de crescimento população no Paraná foi de 0,94% enquanto que, a do Brasil, ficou em 1,02%, no mesmo período. Os números mostram que o Estado acompanhou a tendência brasileira.

continua após a publicidade

Analisando o crescimento populacional por faixas de idade, a população mais jovem, de até 14 anos, sofreu uma redução da taxa de crescimento (-1,43%), enquanto houve um aumento de 7,83% da população com mais de 60 anos, no Paraná. No país, a pesquisa registrou queda (-1,98%) no crescimento da população de até 14 anos e um aumento de 6,55% na população idosa.

De acordo com a pesquisadora do Ipardes, Maria Luiza Marques Dias, essa acentuada evolução da população mais idosa reflete a redução da mortalidade graças à melhoria das condições de vida e saúde da população.

“Seu impacto principal é sobre os serviços públicos de atendimento a esse grupo populacional, tanto na área de saúde e previdência mas principalmente em novas demandas, tais como unidades de atendimento com atividades de recreação, fisioterapia, educação física, culturais e sociais”, disse.

continua após a publicidade