Candidatos à primeira habilitação só podem se inscrever para as aulas teóricas e práticas de direção depois de aprovados nos exames médico e psicológico. A medida, que vale a partir deste mês, foi anunciada ontem pelo Detran-PR. Segundo o órgão, o objetivo é gerar economia aos alunos, melhor aproveitamento das aulas e dar agilidade aos centros de formação de condutores para marcar os testes.
Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a expectativa é melhorar o desempenho dos candidatos. “O aluno deve se concentrar em obter bom resultado na etapa em que se encontra. No exame de aptidão física e mental, por exemplo, é importante buscar orientação sobre como serão os testes, saber o que é cobrado na fase coletiva e na individual do exame psicológico. Este preparo é fundamental para evitar nervosismo e ansiedade, que podem prejudicá-lo”, comenta.
Novidades
A mudança vale somente para processos abertos a partir de hoje e não altera os que já estão em andamento. As taxas pagas para a primeira habilitação serão divididas: única para os exames médico e psicológico e outra para os demais testes e serviços. “Assim, se o aluno reprovar nos exames de saúde, ou desistir do processo nesta etapa, não vai perder tempo e dinheiro”, ressalta Traad.
Outra novidade anunciada pelo Detran é a apropriação automática do processo de habilitação. Até então, as taxas eram pagas, o aviso de pagamento enviado ao Detran para processo e só então liberado o agendamento dos serviços. Agora, a taxa será paga e identificada por sistema automático da rede bancária, em cerca de 15 minutos, que já libera o agendamento. Esta alteração foi sugerida pelo Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Paraná.