As aulas na Universidade Estadual de Londrina recomeçam na segunda-feira (6) e se estendem até dia 16, conforme decisão, nesta quinta-feira (2), do Conselho de Administração. A suspensão se deu para evitar contaminação pelo vírus H1N1, da gripe A.
Os exames e provas finais serão realizados até 21 de julho e as aulas recomeçam em 3 de agosto. O calendário ainda será submetido à Câmara de Graduação, nesta segunda-feira (6), e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, na quinta-feira (9).
Segundo o reitor Wilmar Marçal, o objetivo das novas datas é garantir o fechamento de 17 semanas letivas do primeiro semestre e evitar prejuízo às atividades acadêmicas. O reitor reiterou que as medidas preventivas foram acertadas, uma vez cresce a evolução de casos da nova gripe em todo o País.
A pró-reitora de Graduação em exercício, professora Silvana Drumond Monteiro, informou que os colegiados de cada um dos 43 cursos de graduação tem autonomia para trabalhar o calendário, antecipando datas e prazos, conforme o cumprimento das atividades.
Ela salienta que há casos específicos, como os cursos do Centro de Ciências da Saúde, que funcionam no Hospital Universitário e que não sofreram interrupções. Há ainda cursos que não tem exames finais, que automaticamente terão férias antecipadas.
A Pró-Reitora disse ainda que, caso haja problemas de reposição para as disciplinas anuais, estas aulas também poderão ser repostas no segundo semestre, com atividades aos sábados, por exemplo. O objetivo é que todos os cursos cumpram 34 semanas de aulas durante todo o ano letivo.