Uma aula que vale por quatro. Essa é a sensação de muitos que experimentam assistir aula telepresencial para turbinar a assimilação de conhecimentos durante a preparação para provas de concursos públicos. O fato de não ter o professor na sala de aula, mas na tela da televisão ou do projetor, encontra apoio de estudantes que não gostam de interrupções durante a apresentação do conteúdo.
“Desde os tempos de faculdade, sempre me incomodaram essas interferências de perguntas que, por vezes, vão ser respondidas com o decorrer da explicação e que servem para os outros perderem o raciocínio”, comenta o advogado João André Babinski Malinski, 24 anos, e que há dois anos se dedica integralmente a estudar para concurso, já que almeja uma vaga para delegado da Polícia Federal, que ainda nem possui confirmação de quando ocorrerá.
Tentando cercar todos os detalhes que envolvem uma melhor preparação e, por consequência, desempenho, ele usou parte das 12 horas diárias de estudo para aprender técnicas e estratégias de como assimilar o conteúdo e fazer render cada segundo, seja nas aulas ou nas horas de estudos extraclasse. E dos dois livros que recomenda – Turbine seu cérebro, de Nanci Azevedo Cavaco, e Como passar em concursos, de William Douglas – ele reforça a defesa das aulas telepresenciais.
“O professor é uma espécie de guia do conhecimento. São suas anotações e a retomada do conteúdo que deve ser feita após a aula que fechará o ciclo, ou seja, o uso do ambiente virtual para tirar as dúvidas que surgem posteriormente tem mais validade nesse processo de retenção do conhecimento”, indica. De acordo com Malisnki e suas leituras, de todas as informações captadas em 24 horas, a mente humana retém apenas 40%. Diante disso, se tiver mais conteúdo em uma hora de aula telepresencial, a tendência é que o aluno encerre o dia de estudo com um percentual maior de assimilação do conhecimento.
Sempre atualizado
Suellen Lima |
---|
Cada aula telepresencial equivale a quatro ou mais presenciais. |
Outro aspecto que ganha pontos nessa modalidade de aula é atualização permanente desse conteúdo, bem como a manutenção de um bom padrão de qualidade em todas as disciplinas, com um corpo docente avaliado constantemente. “No nosso método, o aluno até pode assistir à reprise no horário alternativo, mas o grande valor de oferecer aulas telepresenciais ao vivo é que o conteúdo vem com o que há de mais atualizado”, conta a gerente administrativa da instituição de ensino LFG, Jaqueline Esperança. “E as telas das apresentações dos professores também são disponibilizadas no ambiente virtual”, acrescenta.
A também gerente administrativa da LFG, Silvana Ribeiro Marcos, ressalta que a otimização do tempo é confirmada pelos professores que ministram as aulas. “Sem conversas paralelas, nem qualquer perda de tempo, nossos professores dizem que uma aula telepresencial, em termos de conteúdo trabalhado, equivale a quatro ou mais aulas presenciais. E isso funciona muito para os alunos de concursos públicos que, em geral, sabem o que querem e são extremamente focados”, atesta.