Aprender História pode ser muito mais interessante e divertido para as crianças quando as lições são ministradas fora da sala de aula. Para atrair crianças de escolas públicas e particulares, o Museu Paranaense, localizado no Alto São Francisco, em Curitiba, está pondo em prática o projeto Vamos ao Museu.
Ontem de manhã, o museu recebeu a visita de alunos da quarta série do Colégio Bagozzi. Na companhia de monitores e professores, eles percorreram todas as alas do museu e se encantaram com tudo o que viram. “No momento, em sala de aula, estamos trabalhando questões ligadas à História do Paraná”, conta a professora Yara Isabel Bosi. “No museu, as crianças podem associar coisas que vêem com o que lêem nas apostilas. O interesse pelo assunto acaba se tornando maior.”
O projeto tem como objetivo principal implementar o papel didático do museu na comunidade. Depois de obter informações sobre o palacete de São Francisco, os índios brasileiros, Manoel Ribas e outras figuras importantes que fazem parte da História do Paraná, os estudantes são conduzidos a uma sala de atividades de apoio. Lá, sob a coordenação de arte-educadores do próprio museu, podem pintar, desenhar, colar e modelar sobre tudo o que viram durante a visita.
“As crianças que visitam o museu geralmente já chegam com um pouco de conhecimento sobre História do Paraná”, conta a arte-educadora e coordenadora do setor educativo do museu, Lúcia de Matos. “A maioria delas fica encantada com as roupas, as louças, os móveis e os demais objetos de época presentes. O que mais costuma chamar a atenção são duas réplicas das caravelas, um esqueleto humano e os adereços indígenas.”
As escolas interessadas em levar seus alunos ao museu devem entrar em contato com o setor educativo pelos números (41) 304-3300 ou 304-3331. Para o público em geral, o museu fica aberto das 9h30 às 17h, de terça a sexta-feira, e das 11h às 15h, nos sábados e domingos. Está localizado na Rua Kellers, 289, Alto São Francisco.