Para evitar tumultos e confusões, a Polícia Militar do Paraná preparou esquema de segurança para a manifestação contra o governo federal prevista para este domingo (13), em Curitiba. Segundo o comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Antônio Zanatta Neto, será garantido o direito à manifestação, mas inibidos atos de vandalismos e depredação do patrimônio público.
Como reforço, outras unidades da PM também atuarão em conjunto com as equipes do 12º Batalhão, que ainda conta com uma base de comando e monitoramento móvel, com o qual é possível acompanhar o deslocamento dos manifestantes e localizar pontos que necessitem de abordagem preventiva. Segundo a assessoria de imprensa da PM, haverá patrulhamento a pé, com motos, viaturas, módulos móveis e helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
A concentração dos manifestantes está marcado para 14h, na praça Santos Andrade, mas o reforço policial iniciará às 9h. Na última semana, o 12º Batalhão convidou os principais grupos sociais para uma reunião na sede da unidade, para estabelecer acordos, a fim de garantir o direito de manifestação e organizar o evento para não prejudicar as demais pessoas que estejam passando pelo centro da capital. “Estamos abertos ao diálogo, queremos que seja um ato pacífico sem situações de tumultos, brigas e confusões. A PM vai acompanhar e agir somente se necessário”, afirmou Zanatta.