Ato público contra violência religiosa

Um ato público em respeito à diversidade religiosa e contra a violência de fundamento religioso será realizado hoje, às 12h, na Praça do Japão, em Curitiba. Representantes de diversas religiões vão se reunir para fazer preces, reflexões e prestar solidariedade e respeito às diferentes religiões, crenças e tradições espirituais.

O ato foi motivado porque há duas semanas a estátua do Buda, que fica na praça, foi arrancada e jogada dentro do lago. Para os budistas, o fato demonstra um desrespeito à religião. O coordenador do ato público, Vitor Caruso, disse que o vandalismo pode ter sido mais um fato corriqueiro, porém ele entende que o desrespeito a um símbolo religioso pode trazer desdobramentos. ?Isso é complicado porque pode gerar preconceitos e desencadear uma violência contra outros símbolos?, ponderou.

A manifestação pacífica está sendo coordenada pela Ciência Meditativa e a URI-Curitiba (Iniciativa das Religiões Unidas), um movimento internacional que estimula e trabalha para o diálogo entre religiões e respeito a tradições. Para a coordenadora da URI-Curitiba, Regina da Rocha Loures Bueno. ?é importante criar uma cultura de paz e consolidar a cidadania religiosa, que se fundamenta no direito de cada cidadão professar sua fé, sua crença ou tradição espiritual?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo