Cerca de 300 pessoas participaram, na tarde de ontem, do ato pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. No Parque Barigui, foi formado um painel humano destacando o número 1 milhão para simbolizar o total de vítimas dos acidentes de trânsito no Brasil nos últimos 30 anos.

continua após a publicidade

Segundo Cassiano Novo, diretor da Escola Pública de Trânsito da Secretaria Municipal de Transito (Setran), uma das entidades organizadoras do ato, o objetivo foi mostrar à sociedade as dimensões da violência no trânsito no País. “É preciso que cada cidadão se posicione de uma maneira mais participativa frente às políticas públicas de segurança e prevenção de acidentes, para revertermos esse quadro tão violento”, diz. Por volta das 16h, os participantes levantaram cartazes brancos formando na grama o número 1.000.000.

Números

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em todo o mundo devido a lesões causadas pelo trânsito – o total de feridos é calculado em até 50 milhões. Os traumas no trânsito são a primeira causa de mortes na população entre 15 e 29 anos.

continua após a publicidade