Atividade física na prevenção de doenças cardíacas

Neste domingo, Dia Mundial do Coração, novamente surge o alerta sobre a necessidade e a importância da atividade física para evitar doenças cardíacas. A prática regular tem diversos benefícios, como o aumento da eficiência cardíaca e pulmonar; melhora nas taxas de colesterol; controle da pressão sanguínea; diminuição ou manutenção do peso; redução na ansiedade; e elevação da auto-estima. Tudo isto impacta na saúde e, consequentemente, ajuda o coração a ficar saudável.

No Brasil, são cerca de 300 mil mortes por ano em decorrência das doenças cardiovasculares. A maior parte das mortes poderia ser evitada se a pessoa tivesse colocado em prática a associação de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao fumo e controle da pressão arterial.

O vice-presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Osni Moreira Filho, lembra que os problemas cardíacos são naturais na população e que também estão relacionados atualmente com o crescente envelhecimento da população. Mas alguns hábitos anteciparam o aparecimento das doenças.

As mulheres que fumam, por exemplo, têm os mesmos riscos de um homem. “A mulher naturalmente tem uma proteção hormonal enquanto tiver o ciclo ovariano. Se fuma, ela perde isto. Os riscos para a mulher ficam de igual para igual com os homens quando ela entra na menopausa”, explica.

Neste domingo acontece a sexta edição da Caminhada do Coração, para alertar sobre os riscos do sedentarismo. A participação é gratuita e não é preciso fazer inscrição.

A saída está programada para a Praça do Japão, às 9h, e os participantes fazem a caminhada até o Parque Barigui. No ano passado, o evento reuniu 15 mil pessoas. Mais informações pelo telefone (41) 3013-9281.