A Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, foi palco de várias ações que marcaram as comemorações do Dia do Profissional de Educação Física. A atividade, organizada pelo Conselho Regional de Educação Física da 9.ª Região do Estado do Paraná (Cref9/PR) em parceria com o Instituto Compartilhar e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, promoveu a prática de diversas atividades, entre elas a avaliação e orientação física, recreação e jogos para crianças ações para terceira idade, pista de ciclismo, caminhada e corrida de bicicleta. Além disso, oficinas de futsal, futebol de rua e ginástica laboral também foram ministradas.
De acordo com os organizadores do evento, o objetivo da ação foi ressaltar a importância do profissional na orientação de qualquer atividade física. “Além de comemorar o dia da nossa profissão, mostramos aqui como é importante praticar esporte sob orientação do profissional de educação física. Com o acompanhamento, a atividade se torna mais eficaz e segura, e o rendimento do praticante melhora consideravelmente”, afirma César Macuco, vice-presidente do Cref9/PR.
Rendimento
O caso da analista de sistemas Paula Lemos reflete bem o discurso de César. Ela é praticante de corrida há quatro anos, mas só depois do apoio profissional em seus treinamentos obtém melhores resultados. “Passei a participar de uma equipe de corrida que tinha profissionais de educação física orientando os atletas. Antes, corria apenas por correr. Depois que passei a ser orientada, meu rendimento só aumentou.
Paula ainda conta que após os treinos específicos as lesões musculares e as dores pós provas diminuíram. “Sempre sentia pequenas dores após as corridas. Além de correr sem aquecimento, não alongava direito e vivia sofrendo com as lesões. Agora, com o acompanhamento, me preparo e recupero melhor”, avalia. “Vale muito ter esse tipo de acompanhamento em qualquer esporte. Você atinge seus objetivos sem comprometer o físico”, conclui Paula.