Centenas de professores aprovados em concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seed) se aglomeraram ontem em frente do Instituto Internacional Saúde no Trabalho (Insat) para retirar um documento para agendar o exame de saúde admissional.
A falta de informações e o crescimento constante da fila fez com que os professores perdessem a paciência. Perto das 16h30, eles resolveram bloquear a Rua XV de Novembro, entre as Ruas Ubaldino do Amaral e General Carneiro, no centro de Curitiba. O trânsito foi liberado pouco depois das 18h.
O edital do governo estadual previa que os cerca de 3,4 mil professores dos ensinos fundamental e médio aprovados em concurso para dar aula em Curitiba e região metropolitana comparecessem à sede da Insat até amanhã.
Depois do tumulto de ontem constatado pela chefe dos Recursos Humanos (RH) da Seed, Joceli Maciel, o edital foi revisto e o novo prazo para que os profissionais retirem o documento foi prorrogado para o próximo sábado.
No início da manhã, quem conseguiu ser atendido para assinar o documento que comprova o comparecimento já conseguiu agendar o exame de saúde, serviço que foi suspenso no meio do dia, quando a fila começou a crescer ainda mais. Logo depois, 500 senhas foram distribuídas para garantir o atendimento de ontem.
Após seis horas na fila, o professor Anderson de Deus foi um dos que conseguiu sair de lá com o documento. “Antes de entrar, falei três vezes com funcionários da empresa e sempre recebia informações diferentes”, relatou.
Presente no local, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato), José Lemos, criticou a Seed. “Tumultos como este têm acontecido de forma rotineira.
A Seed não precisaria chamar todos de uma vez só, poderia escalonar por núcleo, disciplina ou adotar algum outro critério. Para que ficar na fila se a contratação só vai acontecer em janeiro de 2009?”, questionou.
A Seed informou que a responsabilidade por fazer o atendimento cabe à Insat. “Hoje teve um maior número de pessoas porque as escolas estaduais não tiveram aula, por conta das eleições de domingo”, justificou a chefe do Recursos Humanos da Seed. A sede da Insat é o único local que os professores podem retirar o documento. Hoje o atendimento aos professores reinicia a partir das 7h e segue até às 19h.