Uma estudante de 16 anos morreu e outro de rapaz de 16 ficou gravemente feriado após um ataque de um ex-aluno do Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, região metropolitana de Londrina, no Norte do Paraná. O ataque foi feito por um ex-aluno da instituição, de 21 anos, que foi preso pela Polícia Militar.
Segundo as primeiras informações, o homem entrou no local para solicitar documentos de histórico escolar e efetuou vários disparos de arma de fogo, aparentemente sem alvo definido. A correria foi muito grande e viaturas do Corpo de Bombeiros e ambulâncias foram até o local preparados para dar atendimento às vítimas.
+ATUALIZAÇÃO
-Atirador responsável por ataque em escola de Cambé é achado morto em prisão
–Vídeo! Repórter e avô de vítima de ataque em Cambé choram ao vivo
–Morre segundo adolescente vítima de ataque em escola de Cambé
–Alvos de atirador de escola de Cambé eram namorados; Rapaz tem projetil alojado no cérebro
Identificado atirador que matou aluna no Paraná; Ele estava com um “arsenal de guerra”
+Leia mais! Novas vítimas acusam médico paranaense por importunação sexual
Alunos do colégio correram para tentar escapar do ataque, inclusive pulando o muro e causando alvoroço em todo o entorno da instituição de ensino. O Instituto Médico Legal também foi ao local. O ataque registrado no Paraná ocorre meses após outro caso que chocou o Brasil, em Blumenau e que levantou a questão das seguranças nas escolas.
Luto oficial
O Governo do Paraná informa que um ex-aluno entrou armado no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, na manhã desta segunda-feira (19), alegando que solicitaria o seu histórico escolar. Segundo as informações iniciais, houve um episódio de violência, uma aluna morreu e outro aluno foi baleado e está internado.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias e lamentou profundamente o ocorrido. Os secretários de Segurança Pública e da Educação estão a caminho da cidade. O ex-aluno já foi detido e encaminhado para Londrina.
Nota da Defensoria Pública do Paraná
A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) lamenta profundamente o ato de violência que deixou uma estudante morta e um outro jovem ferido no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, na manhã desta segunda-feira, 19/06. A instituição se solidariza com todas as famílias das vítimas. Um ato como esse provoca impactos graves, não apenas nas vítimas, mas também em toda comunidade escolar da cidade.
A DPE-PR coloca-se à disposição para oferecer orientação jurídica às famílias da comunidade escolar da região. Telefone: (43) 9 9637-8952.