Foto: Lucimar do Carmo/O Estado

Gelmili: ?Independência?.

continua após a publicidade

O Dia das Crianças de meninos e meninas carentes de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), deve ser mais feliz no que depender da Associação Beneficente Dikaion. Para poderem presentear todos amanhã, os voluntários que atuam na entidade vêm pedindo a colaboração da comunidade através da doação de brinquedos, que pode ser realizada até o final do dia de hoje.

?A associação foi fundada em 2002 e atua de forma totalmente independente, sem qualquer vínculo político, religioso e empresarial. Para nos manter, não recebemos dinheiro, apenas alimentos, materiais escolares, óculos, aparelhos ortopédicos e outros objetos para serem comercializados?, explica a voluntária Gelmili Oliveira Bomfim.

A Dikaion atende, além de crianças, catadores de materiais recicláveis e pessoas com necessidades especiais, principalmente surdos e mudos. Entre os catadores, o principal objetivo dos voluntários é tirar os pequenos trabalhadores das ruas e colocá-los na escola. Muitas destas crianças participam de um coral mantido pela instituição.

?Atualmente o coral conta com 120 crianças que, além de aprenderem música, recebem orientações de vida?, conta Gelmili. Outras atividades da associação são a realização de bazares beneficentes e a manutenção de uma panificadora que, sob encomenda, produz pães, bolos e doces. Toda renda obtida é revertida em prol da manutenção da própria entidade e da qualidade de vida de seus beneficiados. ?Para algumas pessoas carentes, a Dikaion representa a oportunidade de ter o que comer em um determinado dia. Para outras, representa a oportunidade de se conseguir um socorro esporádico?, diz.

continua após a publicidade

Quem quiser ajudar a entidade através de doações pode comparecer à sua sede, localizada na Rua Francisco Schuartz, 489, em Piraquara, ou entrar em contato com voluntários através do telefone (41) 3673-7306.