As obras que a Prefeitura de Curitiba está fazendo neste início de ano na região central da cidade, para trocar parte do pavimento de ruas de maior tráfego de automóveis e ônibus, também beneficiam os bairros.
Todo o material retirado da capa asfáltica nessas obras centrais é estocado e, posteriormente, usado para fazer a base ou sub-base de novas obras em ruas e calçadas nos bairros. “É um material de excelente qualidade. Conseguimos atender mais ruas, com economia”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.
O reaproveitamento do material tem vantagem dupla. A primeira é a economia. Além disso, o pavimento fica com melhor qualidade, porque o material chega tratado, o que facilita a compactação e aumenta a durabilidade.
“Deixamos de pagar por um volume significativo de pedras, que seriam usadas para fazer base em calçadas alternativas e ciclovias no Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho”, conta Elci Sfredo, administradora da Regional Bairro Novo, região sul de Curitiba.
Essa região apresenta uma das maiores demandas por pavimentação de ruas e calçadas. Parte do material usado pela Administração Regional foi retirado da capa asfáltica de ruas centrais recuperadas em 2008, como Visconde de Nácar, Carlos Cavalcanti, Carlos de Carvalho, Marechal Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Munhoz da Rocha, Erasto Gaertner e Anita Garibaldi.
As ruas Nova Aurora e Nova Esperança, que circundam o novo prédio da Escola Municipal Professora Rejane Maria Sachete, inaugurada em 2008, no Sítio Cercado, são bons exemplos desse processo.
Mais de 280 toneladas de asfato retirado da região central foram empregadas na implantação de 380 metros de calçadas, ciclovia e 80 metros quadrados de estacionamento no local. O asfalto reaproveitado substituiu pelo menos 250 metros cúbicos de pedra brita, do tipo graduada ou 4A, com economia aproximada de R$ 11 mil apenas nesse trecho.
O mesmo processo foi empregado na rua Colomba Merlin, que dá acesso ao novo Parque Lago Azul, inaugurado em dezembro de 2008, onde foram feitos 200 metros quadrados de estacionamento e 180 metros de ciclovia.
Desde 2005, a Prefeitura asfaltou mais de 1.600 ruas e implantou mais de 290 quilômetros de calçadas, sendo 188 km para uso compartilhado, entre pedestres e ciclistas, feitas em asfalto.
