A Santa Ceia e Nossa Senhora: brilho de ouro.

O desafio do artista plástico Gilberto Alberton Benvenutti começou quando ele recebeu a proposta de pintar a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no altar da igreja de mesmo nome, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Além de ser o primeiro trabalho de criação, já que é especialista em restaurações, a obra iria ocupar um espaço de 40 metros quadrados, estando entre as maiores do Brasil.

Durante o trabalho, que durou sete meses, Benvenutti também recebeu a incumbência de retratar a Santa Ceia, em um painel de 20 metros quadrados. Além da grandiosidade dos dois trabalhos, um dos destaques foi a utilização de pó de ouro para ressaltar o manto da santa. O objetivo de empregar esse material foi dar mais durabilidade e beleza à obra.

Segundo o artista plástico, a partir da proposta sugerida pela igreja, iniciou um processo de pesquisa das imagens para que se aproximassem o mais real possível das peças originais. Ele destaca que o interessante do processo foi trabalhar com dois momentos da arte – a Nossa Senhora é bizantinem, e a Santa Ceia é renascentista. “Tive que trabalhar sem que nenhuma competisse com a outra, mas que as duas ficassem harmonizadas”, explicou.

Desafios

Durante o processo de criação, Benvenutti utilizou mais de cem cores nos dois painéis. A tinta acrílica foi importada e as pinturas foram feitas sobre um tecido, para ganhar mais durabilidade. A etapa mais difícil do trabalho, comenta o artista, foi a colocação do pó de ouro, que exigiu extremo cuidado e delicadeza. “Fiquei pendurado no andaime e tive até que usar máscara, já que até mesmo a respiração poderia comprometer a colocação do material”, comentou.

Formado em Belas Artes e com especialização na Itália em restaurações de paredes e imagens, Gilberto Benvenutti realizou diversos trabalhos em Curitiba e Região Metropolitana. Entre os quais, estão obras nas igrejas São Vicente de Paulo e Santa Teresinha, além do Salão Nobre e capela da Mitra de Curitiba. A pintura dos dois painéis foi um grande desafio para o artista. “Na restauração a gente fica escravo do autor e compenetrado nos materiais. Já esse trabalho me deu mais segurança para propor e criar”, falou.

Aprovado

Segundo o coordenador de assuntos econômicos da paróquia, Bruno Kotovicz, foram investidos R$ 32 mil no trabalho, cujos recursos vieram dos paroquianos.

O resultado final, diz o coordenador, foi aprovado pela comunidade. “Prova disso é que hoje a igreja é muito requisitada para casamentos e batizados”, comentou. A inauguração oficial dos painéis será feita dia 27 de junho, no dia da padroeira. Além das pinturas de Benvenutti, a paróquia também contratou outro artista plástico, conhecido como Téo, para entalhar as portas e as peças que compõem a Via Sacra. (Rosângela Oliveira)

Serviço – A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica na Rua Pedro Gawlak, 174, em Araucária.

continua após a publicidade

continua após a publicidade