Na carteira de identidade consta Kléberson da Silva Ribeiro, mas na região do Sítio Cercado, Alto Boqueirão e Uberaba a alcunha é de Nenê Dedos Mágicos. O apelido é fruto da habilidade de pintar quadros em poucos minutos usando apenas as pontas dos dedos e pequenas ferramentas. “Nunca fiz aula de artes ou coisa parecida. Aprendi tudo sozinho”, conta. Nas telas, Nenê pinta paisagens campestres, marinhas e urbanas, além de retratos de artistas e políticos. “Não tenho preferência. Faço o que me pedirem. Tem pinturas que saem mais fácil, outras eu preciso de um tempo maior”, afirma.
Num pequeno ateliê localizado na Rua Maurício Thá, 240, no Uberaba, Nenê divide seu tempo entre suas pinturas e um pequeno negócio de comunicação visual, onde pinta placas publicitárias. Ele conta que se viu obrigado a voltar para um serviço convencional após o nascimento do filho. “Viver de arte é aquela coisa, um dia tem dinheiro, noutro não. Então é bom ter um pouco de estabilidade”, desabafa.
Nenê começou a pintar aos sete anos, influenciado pelo pai Joel Nestor Ribeiro. “No início usava spray, mas meu pai disse que aquela tinta poderia fazer mal. Depois disso, passei a usar tinta óleo e não parei mais”, relembra. Ele consegue pintar telas em menos de 10 minutos e as peças menores não levam dois minutos para ficarem prontas.
Quando sobra tempo, Nenê vai às escolas para dar aulas de arte às crianças. “É um trabalho que faço com gosto”. Ele e dois irmãos fazem shows de pinturas artísticas em eventos, de acordo com os pedidos dos participantes. “No verão vou para o litoral paranaense. Toda a temporada pintando na rua rende um bom dinheiro”, revela. Um dos grandes sonhos dele é fazer parceria com alguma empresa para colocar suas obras em embalagens de produtos. Os contatos de Nenê são: (41) 8805-9582/ 9676-5130.
Novo sentido
A Tribuna flagrou dois motoristas entrando na contramão na Rua Paulo Setúbal, na esquina com a Rua Antônio Kosovski, que mudou de sentido.
Proibido parar
Comerciantes da região da Praça Menonita, no Hauer, reclamam do novo horário para estacionamento nos finais de semana. Antes a proibição era das 20h às 7h; agora começa às 14h. “Vou embora”, diz o dono de sorveteria Somar Gonçalves. “Antes vendia 600 sorvetes, agora vendo 60”, lamenta.
Veja o vídeo com Nenê pintando um quadro.