Artista autodidata mostra talento com esculturas

Uma escultura de madeira de quase três metros chama a atenção de quem passa pela Rua Major Vicente de Castro, no bairro Fanny. A obra é de João Luis Cipriano, que divide o tempo entre a profissão de chaveiro e o hobby de trabalhar com madeira. Tudo começou há dois anos e meio, após esculpir um giz. Os mais próximos incentivaram João Luis a levar o dom para a madeira. Hoje, todos os dias, ele dedica três a quatro horas por dia à arte.

O escultor aprendeu tudo o que sabe na prática. O trabalho que faz é totalmente artesanal, com ferramentas rústicas. Ele forma as esculturas a partir de peças únicas de madeira. Foi o que aconteceu com a madeira de uma castanheira, na qual João identificou que poderia ser esculpida uma mão. Tornou-se a base para uma enorme escultura, que ainda tem as imagens de uma águia, uma carranca, uma cobra naja, a cabeça de uma serpente e uma figa. “A inspiração simplesmente vem e começo a trabalhar”, conta o escultor, que ainda explica que é necessário escolher as madeiras certas para fazer as esculturas.

Ele está trabalhando na escultura de quase três metros há 11 meses e estima que vai levar mais quatro para finalizar o trabalho, incluindo o acabamento. “Gostaria de levar esta escultura para exposição. E também montar uma exposição com as outras esculturas que tenho aqui”, revela. O escultor ainda mantém na frente do local de trabalho uma imagem de um índio em tamanho natural, além de outros trabalhos. “Tudo isto acaba despertando a curiosidade de quem passa por aqui. Não tem jeito”.

João Luis também faz quadros rústicos com frases e símbolos, como escudos de times de futebol. A oficina para lidar com a madeira fica ao lado do local onde trabalha para ganhar o pão de cada dia, como chaveiro.

Amostra

O escultor faz tudo a partir da sua inspiração e também sob encomenda. Em meio ao acervo estava um quadro rústico de madeira com a inscrição “Caçadores de Notícias”. A gente adorou o presente, João! Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do escultor pode acessar o Facebook e procurar por João Luis Escultor Fanny Cipriano.