Foto: Chuniti Kawamura/O Estado |
Estilista Miriam Paintinger: "É sempre bom levar sacolas extras para guardar as roupas sujas". continua após a publicidade |
Na época em que mais se viaja no ano, fazer as malas pode virar uma tortura. O que levar e em qual quantidade, são dúvidas que tormentam principalmente as mulheres, conhecidas por levar bagagem com roupas e acessórios que acabam nem usando durante a viagem. Achar espaço para caber tudo parece uma missão impossível, mas arrumar corretamente as malas elimina um estresse comum.
Um vestido leve, um vestido para a noite, um short, uma calça jeans até o joelho, uma calça mais sofisticada para a balada, uma camisola, uma camiseta, uma camisa, um casaquinho de cor neutra, biquini, lingerie, saídas de praia, chapéu, óculos de sol, uma bolsa que dê para usar com tudo, sandália social de salto alto, uma sandália baixa e um chinelinho para a praia. Quem faz exercícios pode levar também um top e uma calça de ginástica. Este é o guarda-roupa básico de uma mulher para poucos dias no litoral, segundo a estilista e personal stylist Miriam Paintinger, que também é consultora de moda no Senac Paraná, onde ministra cursos.
O segredo é coordenar as peças, ou seja, levar roupas que podem ser usadas em diversas ocasiões e que podem combinar com outras. Por exemplo, o vestido pode ser usado de dia ou de noite, com ou sem uma calça por baixo, com uma sandália alta ou uma sandália baixa. Miriam diz que, com um guarda-roupa básico, as mulheres devem apostar nos acessórios para um visual mais bonito. As mesmas dicas valem para os homens. Eles devem levar uma bermuda jeans, camisetas, pólos e sapatênis, que serve tanto para o esporte, passeio e também para dirigir.
Miriam comenta que as necessaries precisam conter versões em miniatura de tudo o quer for possível, como perfumes, escova de dente, pasta de dente, escova de cabelo, shampoos, sabonetes. Para a mulher, é essencial levar demaquilante, protetor solar, rímel incolor, desodorante sem cheiro, creme hidratante, gloss, kit de manicure e kit para conserto de roupas.
É possível colocar tudo isso dentro da mala, mas tem que ter paciência. Miriam ensina que uma mala com diversos compartimentos e divisões é uma boa opção para encaixar tudo. As roupas mais pesadas, como as calças jeans, devem ser dobradas e colocadas no fundo da mala. Os tecidos mais leves, que não amassam, podem ser ajeitados como rolinhos. ?Esta forma não amassa as peças, dá mais organização e espaço?, afirma Miriam. As roupas que amassam bastante, como as camisas, dobradas como o tradicional, podem ser colocadas em cima de tudo.
A personal stylist lembra que as peças bordadas necessitam estar em saquinhos para que não prendam em outras roupas. Os sapatos devem estar com capas e postos em compartimento diferenciado. ?Também é bom levar uma sacola extra para as roupas sujas?, revela Miriam. Os itens de praia e o que não couber na mala podem ser carregados na sacola de praia, que vira uma bagagem de mão. O chapéu vai ser levado separadamente, para não amassar.