Dez unidades dos Armazéns da Família estão oferecendo produtos para dietas especiais a portadores de doenças que impõem restrições alimentares. É o caso de pessoas com doença celíaca (que provoca intolerância ao glúten), diabetes, intolerância à lactose, além de lactentes e crianças de primeira infância.
São 21 produtos, divididos em quatro categorias, que passaram a ser vendidos nesta sexta-feira (17). O programa é gerenciado pela Secretaria Municipal do Abastecimento.
Os Armazéns da Família que terão a oferta completa de alimentos especiais são: Autódromo, Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Capão Raso, Fazendinha, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Vila Sandra. As 32 unidades já vendem alguns itens que atendem a essas dietas especiais, como alimentos diet. Esses alimentos serão expostos nas unidades em gôndolas exclusivas e em cada armazém serão identificados por um banner indicativo.
Os locais foram escolhidos por meio de uma pesquisa que indicou em quais unidades esses alimentos são mais procurados e também por medidas de segurança no transporte. “Os produtos para celíacos exigem que sejam transportados separados do restante, por risco de contaminação, o que exigiu um estudo detalhado de nossa logística de entrega. Uma pesquisa interna indicou que nesses armazéns há maior procura de usuários por dietas especiais, o que determinou nossa escolha das unidades. Há pelo menos uma unidade com todosos itens em cada região da cidade”, explica o gerente de compras dos Armazéns, Elizeu Alves Maciel.
“Nossa principal preocupação foi a de atender às necessidades de nossos usuários aliada à busca de preços acessíveis”, afirma o diretor de Logística e Abastecimento dos Armazéns, Marcelo Zanchi. Ele explica ainda que, por serem produtos de linhas especiais são mais caros, o que exigiu melhor negociação. “Buscamos ter fornecedores diretos, da indústria, sem atravessadores, como é a orientação da Secretaria. Isto para poder oferecer preços mais atraentes e acessíveis”, completou Zanchi. Os produtos que serão vendidos foram definidos por meio de orientação das nutricionistas do Abastecimento e de associações especializadas, como a Associação dos Celíacos do Paraná e a Associação Paranaense do Diabético.
Produtos
Os portadores de doença celíaca possuem intolerância ao glúten. Para este grupo haverá três categorias de alimentos: doces (biscoito tipo cookies integrais e biscoito sequilhos de polvilho), farináceos (farinha sem glúten, farinha de arroz, fécula de mandioca ou polvilho doce e fécula de batata), e ainda as massas (macarrão de arroz com ovos –penne/fusilli). Para o grupo de diabéticos haverá seis categorias de alimento: dietéticos (adoçante dietético líquido), doces (biscoito waffer diet e biscoito tipo cookies integrais diet), sobremesas (pó para gelatina diet e pó para pudim diet), doces e compotas (geléia de fruta diet), cereais (granola de cereais diet) e bebida (pó para refresco diet).
As pessoas com intolerância à lactose poderão contar com quatro categorias de alimentos: culinária doce (condensado de soja como alternativa ao leite), bebida (alimento em bebida à base de soja), laticínios (leite UHT zero lactose) e doce (waffer coberto com chocolate a base de soja). Para o último grupo, composto por lactentes e crianças de primeira infância, serão ofertados os suplementos, composto por fórmula infantil, fórmula infantil de seguimento e cereal para alimentação infantil.