O Governo do Estado está iniciando a revitalização de recantos de lazer da Estrada da Graciosa. Em função das obras, três das seis áreas que serão recuperadas estarão interditadas a partir deste final de semana. Nessa primeira etapa, será impedido o acesso aos recantos Vista Engenheiro Lacerda, Rio da Cascata e Mãe Catira, localizados na Serra do Mar.
Estes recantos começam a passar por obras de tratamento paisagístico, implantação de novas churrasqueiras e recuperação das já existentes, recuperação e reforma de banheiros, substituição de lixeiras e recuperação do calçamento. “Os trabalhos vão deixar estes recantos mais bonitos, seguros e confortáveis para os turistas”, afirma o secretário do Desenvolvimento Urbano, Roberto Santoro.
“A Estrada da Graciosa localiza-se num importante trecho da Mata Atlântica, uma reserva da biosfera no Brasil”, lembra Santoro. “A recuperação desses recantos está sendo feita com cuidado, atendendo as normas ambientais e de zoneamento da área do Marumbi, de especial interesse turístico”, explica. As áreas de lazer que o Governo do Paraná está recuperando atraem grande número de paranaenses e turistas de outros Estados e até do exterior.
As obras são do projeto de Apoio ao Turismo, inseridas dentro da segunda fase do programa Paraná Urbano. As obras são de responsabilidade do Paranacidade, do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) e da Ecoparaná.
Roberto Santoro explicou que o projeto de Apoio ao Turismo vai revitalizar todas áreas de uso público da Estrada da Graciosa, com implantação de novos equipamentos, assim como a recuperação e substituição de algumas edificações.
O tratamento paisagístico vai complementar a proposta arquitetônica, destacando as áreas de acesso ao público e recuperando a paisagem com espécies da Mata Atlântica. Numa segunda etapa serão revitalizados os recantos Bela Vista, Grota Funda e Curva da Ferradura.
A Estrada da Graciosa foi construída sobrepondo-se, em alguns trechos, ao traçado do primeiro Caminho Colonial, que ligava o litoral ao planalto. Em 1873 as obras da Estrada foram concluídas, tornando-a adequada para o escoamento da produção agrícola e industrial da época.