O arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti, inaugurou ontem o Centro Administrativo Arquidiocesano que vai abrigar os departamentos da Mitra da Arquidiocese de Curitiba. Segundo ele, o prédio vai facilitar a organização e administração das 156 paróquias de Curitiba e Região Metropolitana.

continua após a publicidade

O centro administrativo funcionava no prédio da Cúria e não havia espaço suficiente para abrigar de modo satisfatório todos os departamentos, como o setor jurídico, financeiro, informática e comunicação. Ao assumir o cargo de arcebispo no ano passado, d. Moacyr determinou as mudanças.

Os departamentos foram transferidos para a casa que fica nos fundos da Cúria e, que por mais de 30 anos, foi a morada dos arcebispos de Curitiba. O prédio foi construído em 1968 por d. Manuel da Silveira D?Elboux, terceiro arcebispo da arquidiocese, que morou ali por dois anos, até falecer. Depois foi substituído por d. Pedro Fedalto, que ocupou a casa de 1970 até 2003. Hoje o arcebispado fica no bairro Mossunguê. O prédio também hospedou o papa João Paulo II quando veio a Curitiba, em 1980.

A casa com 780 metros quadrados ficou em reforma durante seis meses e passou a ter dezessete salas para abrigar os departamentos. ?Aqui há mais espaço, de modo a atender melhor quem procura o serviço?, comenta o arcebispo emérito d. Pedro Fedalto.

continua após a publicidade

Também há novos projetos para o prédio da Mitra. Ele vai sediar a Casa da Memória que vai abrigar documentos de toda as paróquias da arquidiocese. ?Isso é muito importante, porque estamos preservando a história da Igreja em Curitiba?, fala o padre Luiz Alberto Kleina, ecônomo (administrador) da Mitra.