O arcebispo de Curitiba, Dom Moacir Vitti, apresentou nesta sexta-feira (24), ao presidente Luís Inácio Lula da Silva e ao governador Roberto Requião, um manifesto com 780 mil assinaturas contra a legalização do aborto. ?Sabemos que o presidente que defende a vida dos mais pobres será um defensor do direito à vida?, afirmou o arcebispo.
O presidente recebeu o manifesto contra projeto de lei em tramitação no Congresso que permite a interrupção da gestação até a 24ª semana, e se comprometeu a encaminhá-lo aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. ?Como pai de quatro filhos e avô de cinco netos, eu considero o aborto uma violência contra a mulher e contra a vida. A lei em vigor já cuida dos casos excepcionais e somente a educação e o esclarecimento evitarão gravidez precoce ou indesejada?, disse o presidente.
O manifesto ?Mobilização: um Grito pela Vida; Diga Não ao Aborto? tem as assinaturas do governador e do vice, Orlando Pessuti. Requião apoiou a campanha liderada pelo arcebispo durante o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, em Foz do Iguaçu, realizado na semana passada.
Na ocasião, o governador afirmou que não conseguia imaginar um problema econômico justificando o assassinato de uma criança e convidou prefeitos e vereadores a participar da campanha. ?A banalização do assassinato de uma criança deve receber uma resistência de nossa parte e por isso o manifesto leva a minha assinatura e a do Pessuti?, disse o governador ao justificar sua adesão.