Apucarana – Nesta quarta-feira (24/11/), quando o Brasil comemora o Dia do Rio, entidades ligadas à preservação do meio ambiente do governo do Paraná e de Apucarana realizam uma série de atividades de conscientização e recuperação ambiental no município.
"Às 9h30, na nascente do Rio Pirapó (próximo ao Sesc), iremos realizar o lançamento de um marco de recuperação da mata ciliar do rio, simbolizado através de uma obra em metal. No futuro, pretendemos erguer um monumento às águas. Às 10h30, na represa do Barreiro, com a presença de autoridades e cerca de 400 crianças de Maringá e Apucarana, realizaremos o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas. Nunca é demais lembrar a importância da Bacia do Rio Pirapó, responsável pelo abastecimento de água de parte da população de Maringá" frisa o prefeito Valter Pegorer.
Ele esclarece que o Dia do Rio foi instituído devido à grande preocupação existente com a escassez da água, assim como com a preservação e proteção dos recursos naturais em todo o mundo. "Após o plantio, as crianças serão coordenadas por técnicos ambientalistas e estagiários de faculdades de Apucarana, em atividades de conscientização e brincadeiras lúdicas ligadas ao meio-ambiente", informa Pegorer. De acordo com Mateus Falleiros, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, as atividades devem contar com a presença de Luiz Eduardo Cheida, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e autoridades da regional de Maringá, como Umberto Crispim de Araújo (superintendente) e José Luiz Nardo (chefe do escritório).