O professor Cézar Alfredo Cardoso, Coordenador de Ensino a Distância da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? UTFPR e representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC), visitaram Apucarana nesta terça-feira (25), para avaliar as estruturas que irão abrigar o Pólo Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Durante o encontro, o prefeito Alter Pegorer assinou o Termo de Compromisso ao qual o município deverá adequar e manter o pólo de apoio presencial para a instalação, funcionamento e acompanhamento de curso no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). ?Em janeiro deste ano, recebemos a notícia que Apucarana foi contemplada com um pólo educacional do Sistema UAB. O anúncio foi feito pelo deputado federal Alex Canziani, que empenhou-se e conseguiu a liberação de dois pólos: em Faxinal e Apucarana. Agora estamos consolidando este trabalho através da avaliação do local para instalação do pólo e início das aulas?, explica Pegorer.
Segundo ele, a UAB soma e consolida o Programa Apucarana Cidade Educação. ?Esta Universidade vem enriquecer o conhecimento das pessoas que vivem em nossa cidade e região, gerando sabedoria, conhecimento para que alcancem qualidade de vida. A UAB será gerenciada pela Fundação Apucarana Cidade Educação (FACE)?, completa o prefeito.
O professor Cézar Cardoso vistoriou o prédio do CAIC/FACE, onde deverá ser instalado o Pólo Presencial. ?Vamos fazer um relatório do que acompanhamos e encaminhar ao MEC que fará a liberação para que a instalação seja concretizada?, justifica.
O secretário de Desenvolvimento Humano, Claudio Silva, revela que os cursos terão abrangência regional. ?Estamos nos preparando para atender vários municípios. Os cursos, de graduação e pós-graduação, serão conduzidos por profissionais de Universidades Federais, contratados pelo MEC. Os alunos terão os certificados também provenientes das instituições federais?, completa.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação e possui como prioridade a capacitação de professores da educação básica.
Seu objetivo é de estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais se comprometem a levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros. Tendo como base o aprimoramento da educação à distância, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.