A comunidade do bairro Jardim Colonial, em parceria com o Sesi Paraná, o Jornal de Londrina e a RPC TV, empresas do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e outras instituições, realizarão nos dias 29 e 30 de junho, a Feira da Paz em Apucarana. Haverá ações para estimular a reflexão sobre a cultura da paz, atividades educativas, culturais e de lazer à população. O evento acontecerá na Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrani.

continua após a publicidade

Além de Apucarana, a Feira da Paz acontecerá simultaneamente em outras nove cidades paranaenses: Ponta Grossa, Rio Branco do Sul, Guarapuava, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Londrina.

A iniciativa para a realização da Feira da Paz partiu do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Apucarana.  A ideia é mobilizar as comunidades para pensarem em como reduzir a violência nas cidades e desenvolverem ações que despertem a consciência dos danos causados pelos diversos tipos de violência, agregar valor aos movimentos sociais, estimular a cidadania, o fortalecimento pessoal e social e desenvolver processos educativos e socializadores nas localidades.

Em todos os eventos haverá a  “Árvore da Atitude”, onde serão colocadas as intenções da comunidade para diminuir a violência local – o que cada pessoa poderá fazer individualmente pela paz e o Abraço Coletivo pela Paz, celebração final da Feira.

continua após a publicidade

Na programação de Apucarana, no dia 29, começará às 12 horas e está confirmada a realização de uma blitz educativa sobre cidadania e voto consciente, orientações sobre segurança, reforma do parque da escola, apresentação da fanfarra municipal, entre outras atividades.

No segundo dia do evento as atividades acontecerão das 9 às 17 horas. Serão diversas ações nas áreas de saúde, recolhimento de lixo eletrônico, campanha de prevenção a acidentes de trânsito, realização do projeto Bom Vizinho, apresentação da fanfarra municipal, entre outras ações.

continua após a publicidade

“A iniciativa contribui para o estabelecimento de vínculos entre os diferentes atores locais, o que reforça o sentimento de pertença e a prática cotidiana e levam à construção de comunidades sustentáveis para a paz”, afirma José Antônio Fares, superintendente do Sesi Paraná.

Segundo ele, para essa iniciativa, a entidade aplica sua experiência como articulador e mobilizador da comunidade, por meio de seus programas institucionais como o Arranjo Educativo Local, Rede de Desenvolvimento Local, Nós Podemos Paraná, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e Junior Achievement.

Mais informações da Feira da Paz em Apucarana pelo telefone: (43) 3425 6943.