Apucarana planta árvore no Dia do Rio

Apucarana – Com o lançamento do Marco Fundamental do Movimento das Águas, na nascente do Rio Pirapó (área urbana de Apucarana, entre as ruas São Paulo e Clotário Portugal), prefeito Valter Pegorer, Luiz Eduardo Cheida, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sant-Clair dos Santos Honorato, procurador-geral do Meio Ambiente do Estado e demais autoridades e órgãos ligados a órgãos ambientais ao mesmo tempo em que comemoram o Dia Nacional do Rio – deram início oficial, nesta quarta-feira (24), à recuperação do rio. Com 168 quilômetros de extensão, o Pirapó passa por 28 municípios e é responsável pelo abastecimento de água potável de Maringá. Ao longo de seu leito, abastece culturas como as de soja, cana-de-açúcar e pastagens. Sua bacia é relativamente industrializada, com predominância das agroindústrias: cinco destilarias de álcool, duas de óleos combustíveis, oito laticínios, quatro frigoríficos, cinco curtumes, duas fecularias e quatro alimentícias.

Após lançamento do marco inicial, na represa do Barreiro, as autoridades e cerca de 400 crianças de Maringá e Apucarana realizaram o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas. "Após a ação, as crianças foram coordenadas por técnicos ambientalistas e estagiários de faculdades de Apucarana em atividades de conscientização e brincadeiras lúdicas ligadas ao meio-ambiente", destacou o prefeito Valter Pegorer.

Projeto

Orçado em R$300 mil, a Prefeitura de Apucarana pretende transformar o local onde foi lançado o marco fundamental em uma praça. O projeto já foi encaminhado ao governo do Estado. O terreno é de propriedade da instituição Casa de Portugal e está sendo negociado.

Cobrança

Na dependência de aprovação junto à Assembléia Legislativa, uma lei pode permitir que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó cobre pelo uso da água. O dinheiro seria revertido para a recuperação permanente do manancial, que tem apenas 10% do total da mata ciliar preservada atualmente.

Data especial

O Dia do Rio foi instituído devido à grande preocupação existente com a escassez da água, assim como com a preservação e proteção dos recursos naturais em todo o mundo. No Paraná existe uma Lei Estadual – Lei n.º 11275 de 21/12/95, que instituiu o dia 24 de novembro como o Dia do Rio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo