A Câmara de Vereadores de Apucarana, no centro-norte do Estado, aprovou, por 9 votos a 1, a doação de um terreno ao governo estadual, para a construção de uma Casa de Custódia.
O polêmico projeto foi debatido no começo da semana, e recebeu uma emenda que permite alterar a finalidade do imóvel, caso outra área seja encontrada para o presídio. O terreno, de dois alqueires, está situado na estrada para São Domingos, a cerca de 2,5 quilômetro da cidade.
Apenas o vereador Aldivino Marques da Cruz Neto (PSC) votou contra o projeto. Para ele, o município não está preparado para receber uma penitenciária. Ele foi aplaudido pelos representantes da região próxima ao terreno.
Já o vereador Mauro Bertoli (PTB), contou que houve uma reunião entre representantes de São Domingos com o prefeito. “A emenda tornou o projeto mais aceitável, pois permite que a Prefeitura encontre outra área e que o atual terreno tenha outra destinação”, destacou.
Lucimar Scarpelini (PP) frisou que os proprietários de terrenos na região não se posicionaram contra a vinda de um presídio para o município. “Eles só não querem que seja naquela localidade. A obra é necessária, até porque temos no minipresídio mais de 200 pessoas em situação subumana”, argumentou a vereadora. Marcos Martins (PTC) admitiu que a matéria é polêmica, mas também defendeu o projeto. “Todos nós visitamos o minipresídio. Aquilo não pode continuar daquele jeito”, afirmou.