?A readequação das instalações físicas vai facilitar o acesso dos doadores, melhorar as condições de atendimento, aumentar o número de coletas e oferecer maior cobertura hemoterápica aos hospitais da região?, afirmou Sobania.
Hoje, o Hemonúcleo de Apucarana coleta 400 bolsas de sangue mensais, atendendo hospitais da 16.ª Regional de Saúde. O trabalho da unidade é responsável pela realização de 350 transfusões por mês.
Segundo o secretário Augusto Canto Neto, o investimento feito no novo prédio é de R$ 486 mil. ?O Hemonúcleo de Apucarana tem áreas específicas para doação de sangue, transfusão, salas de espera, sala para doadores deficientes físicos e laboratórios?, explicou.
Para 300 hospitais
A rede Hemepar é formada por 24 unidades entre hemocentros, hemonúcleos e unidades de coleta de sangue, que fornecem hemocomponentes para 300 hospitais do Paraná conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os hemocentros realizam todos os serviços de hemoterapia (coleta, processamento e armazenamento de bolsas de sangue) e mais os serviços de hematologia (controle de doenças hereditárias do sangue). Eles são responsáveis pelo atendimento de grandes regiões. Já os hemonúcleos realizam somente os serviços de hemoterapia.
Quando foi criada, em 1985, a Hemepar atendia apenas 16 hospitais. Comparado à situação atual, houve um crescimento de 1.775%. ?Há 17 anos, a rede pública era responsável por 3% dos serviços na área, o restante era realizado por instituições privadas. Hoje, 70% dos serviços hemoterápicos do Estado são públicos?, afirma a diretora do Hemepar, Elizabeth Ciechomski.
No ano passado, a rede coletou 108.073 bolsas de sangue, resultando em 146.388 transfusões nos hospitais conveniados
continua após a publicidade
continua após a publicidade