Pressão

Aprovado reajuste de 10% para os servidores municipais

Apesar da pressão dos servidores municipais, que pararam as atividades ontem e protestaram em frente à Câmara de Curitiba, os vereadores aprovaram o reajuste salarial de 10% proposto pela prefeitura ao funcionalismo. Ficou definida ainda a gratificação de R$ 275, referente ao Programa de Produtividade e Qualidade (PPQ). Deste valor, R$ 100 serão incorporados aos salários a partir de maio do ano que vem.

O projeto desagradou os servidores por contemplar os professores da rede municipal com reajuste maior, devido à incorporação da gratificação. “Sempre insistimos em tratamento igualitário, mas não é isso que está acontecendo. Estamos nos sentindo desvalorizados e desrespeitados. Até mesmo uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura para fazer o diagnóstico da área de Recursos Humanos apontou que a política de gratificação tem que ser corrigida”, reclamou a diretora de assuntos jurídicos do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), Irene Rodrigues.

Manifestações

O líder do governo, Roberto Hinça (PSD), disse que essa proposta é a única possível no momento, mas admitiu que pode ser reparada depois. Segundo Irene, a paralisação ontem não será repetida nos próximos dias “por respeito à população e à legislação eleitoral”, mas novas manifestações não estão descartadas.