Em reunião realizada na Prefeitura de Paranaguá, o grupo de trabalho instituído pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, para rever o Plano Diretor do município, apresentou e aprovou o relatório preliminar que define as áreas para instalação de uma plataforma logística para a atração de novas indústrias, além das áreas de preservação e proteção ambiental, visando revitalizar o município. O secretário Renato Adur, atendendo ao pedido do prefeito Mário Roque, também determinou que fosse iniciado imediatamente um estudo de área visando à construção de 750 unidades habitacionais, o que permitirá a retirada da população que atualmente mora em palafitas na região do mangue e, conseqüente, a recuperação daquela área de proteção ambiental.

“A questão habitacional é um dos maiores problemas enfrentados em Paranaguá, que sofreu uma expansão populacional muito grande nos últimos anos, principalmente em função do crescimento da oferta da mão-de-obra no porto”, disse. A construção de novas moradias é um dos principais itens do novo plano de revitalização que está sendo desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade.

Segundo o relator do projeto, arquiteto Luiz Henrique Fragomeni, a idéia e garantir áreas para expansão habitacional, dentro de um macroplanejamento para os próximos 50 anos. O projeto também prevê áreas de expansão logística para contemplar o crescimento econômico do Porto de Paranaguá, além de uma recuperação urbanística e paisagística tanto na rodovia que dá acesso ao município quanto em pontos turísticos.

Planejamento

O secretário Renato Adur, que preside grupo de trabalho que está revisando o Plano Diretor de Paranaguá e apresentando sugestões que visam ao crescimento econômico, ressaltou que o governo Requião tem como diretriz desenvolver todos os seus projetos dentro de um planejamento. “Atualmente, dos 399 municípios paranaenses, apenas dezoito possuem planejamento urbano”, informou.

Outra preocupação de Renato Adur diz respeito à preservação das áreas de proteção ambiental no litoral. O governo estadual trabalha em colaboração com representantes dos órgãos de atuação no ambiente para conciliar desenvolvimento econômico, crescimento urbano, qualidade de vida e preservação ambiental.

Também participaram da reunião, representantes do Ibama, IAP, Ministério Público, Conselho de Desenvolvimento do Litoral, Porto de Paranaguá, Colônia de Pescadores, técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade que integram do grupo de trabalho coordenado por Luiz Forte Neto, além de representantes da Câmara de Vereadores de Paranaguá. O programa de revitalização de Paranaguá deverá estar concluído até o fim de outubro, quando será apresentado ao governador Roberto Requião.

continua após a publicidade

continua após a publicidade